UFPel realiza matrículas do SISU e do PAVE

Nestas quinta e sexta-feira (8 e 9) ocorrem as matrículas na UFPel para os candidatos aprovados pelo Processo de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Esse ano, o número de vagas destinadas ao processo subiu, chegando ao total de 842, um aumento de 20 por cento em relação aos anos anteriores. Serão 637 vagas para o primeiro semestre e 205 para o segundo semestre de 2018.

Também nessa semana, de segunda a quarta-feira, ocorreram as matrículas para os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).  A Universidade chama a atenção dos candidatos que há vagas pelo SISU em todos os cursos, por isso devem ficar atentos às próximas etapas da seleção. Nesta sexta-feira serão publicados, na página da Universidade, os editais das listas de espera tanto do SISU quanto do PAVE.

SISU

Para participar das próximas convocações do SISU, o candidato precisa ter se inscrito na lista de espera do Sistema nacional. O candidato precisa também fazer a adesão à lista de espera da UFPel, conforme as orientações contidas no edital.  A ficha de inscrição on line na UFPel deverá ser preenchida de 15 a 19 de fevereiro. A primeira convocação da lista de espera da Universidade será divulgada no site a partir de 21 de fevereiro. A matricula será realizada na semana seguinte.

A Universidade disponibiliza duas páginas com informações sobre os processos seletivos de graduação, que são  https://wp.ufpel.edu.br/sisu/  e   https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/  .

Segundo a coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer, as vagas ofertadas pelo PAVE são preenchidas em uma ou duas convocações, enquanto as vagas dirigidas ao SISU são preenchidas após várias convocações. “Geralmente os candidatos pelo SISU são de outros estados e se inscrevem em mais de uma instituição. No ano passado tivemos nove convocações para preenchimento de vagas remanescentes pelo SISU. A UFPel está de portas abertas para os alunos a nossa expectativa é sempre alcançar a ocupação total das vagas ofertadas”, diz a coordenadora.

Calouros

Os candidatos aprovados pelo PAVE Vitória Vergara (Artes Visuais bacharelado), Matheus Alves Braum (Artes Visuais licenciatura) e Ana Amélia Travesi (Engenharia da Computação) ficaram satisfeitos com a organização da Universidade. “A princípio eu não fiquei perdida, foi tudo muito bem organizado. Tinham pessoas espalhadas para dar informação” diz Vitória. A recepção por parte dos alunos veteranos também foi elogiada pelos calouros. “Um rapaz até me entregou um panfleto com informações do curso. Eu achei muito legal, porque todo mundo diz que engenharia é muito difícil”, afirmou Ana Amélia.

Publicado em 08/02/2018, nas categorias Destaque, Notícias.