Gell encena, nesta quinta (21), na Reitoria, espetáculo No Manantial

O GELL – Grupo de Estudos em Leitura literária – com o apoio da PREC/UFPel, do PET Educação e da Sala de Leitura Érico Veríssimo, reencenará o espetáculo No Manantial, de João Simões Lopes Neto. Realizada por estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel, o espetáculo ocorrerá nesta quinta, dia 21, no Hall do Gabinete da Reitoria da UFPel, às 17h, para a comunidade acadêmica.

O espetáculo

O texto da leitura teatralizada foi extraído da obra “Contos gauchescos e Lendas do Sul, de JSLN”, edição crítica de Aldyr Garcia Schlee e editada pela IEL/Unisinos.

Sob a coordenação da professora da FaE Cristina Maria Rosa, os ensaios iniciaram em abril de 2017 e culminaram com a estreia em outubro, na feira do livro de Pelotas. O projeto do espetáculo está inserido nas demais atividades da Sala de Leitura Érico Veríssimo: Projeto Integrado, aprovado pelo Cocepe em 22 de junho.

A sala de leitura

Criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico, a Sala de Leitura Érico Veríssimo foi e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura – políticas dedicadas a intervir na existência singular dos sujeitos, tornando-os entregues à fantasia – libertos do agir prático e da necessidade (Queirós, 2009) – através da fruição literária. Tem como objetivo a qualidade da existência humana, um bem inalienável.

Para a Coordenadora da Sala, micropolíticas de leitura são atitudes engendradas a partir de um projeto literário que intenciona inserir crianças, estudantes e professores dos anos iniciais em uma sociedade leitora. É um projeto literário e também uma ação política.

Entre os objetivos da Sala de Leitura está o desejo de democratizar o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável; acolher a todos e concorrer para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo; possibilitar à infância acesso ao texto literário como essencial para o seu crescimento; promover atividades que tem a literatura como objeto central; fazer do País uma sociedade leitora e sonhar um país melhor.

Título: Espetáculo No Manantial.

Convidado: GELL – Grupo de Estudos em Leitura literária.

Dia: 21/12/2017 – 17 horas.

Local: Hall do Gabinete da Reitoria da UFPel, às 17 horas para os servidores da UFPel.

Apoio: PREC UFPel, Sala de Leitura Érico Veríssimo e PET Educação.

Publicado em 20/12/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.