Núcleo de Música Popular fecha o ano com agenda cheia

O projeto unificado do Núcleo de Música Popular (NuMP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado por professores e alunos do Bacharelado em Música Popular (recém-avaliado com o conceito 4 pela Capes), completa o primeiro ano de atividades com dois eventos no mês de dezembro. A Noite Popular ocorreu nesta terça-feira (12) na Bibliotheca Pública Pelotense. O próximo será a 5ª Mostra de Música Popular, nesta quinta-feira (14), às 19h, no Auditório 2 do Centro de Artes.

A Mostra é gratuita e voltada à comunidade, promovendo a interação e ampliando o acesso aos trabalhos produzidos pelos acadêmicos. Além dos eventos, o NuMP desenvolve atividades regulares, como encontros, oficinas, grupos de estudo e projetos de pesquisa.

Atualmente, o Núcleo está implementando dez ações. Os encontros do Clube do Choro de Pelotas ocorrem às segundas-feiras, no Centro de Artes, às 18h – a intenção é proporcionar uma interação singular entre os acadêmicos dos cursos e os músicos locais, promovendo a prática e o estudo do choro gerando uma troca de experiências que beneficia ambos os lados.

Também no Centro de Artes, às quintas-feiras, às 17h, ocorre a Jam Session, que é uma ação que busca ampliar o conhecimento e a experiência sobre a improvisação, estimulada pela interação mais frequente entre os discentes e docentes do curso. Além destas atividades, o NuMP ajudou a fundar a OSUFPel, uma orquestra de instrumentos de sopro formada por alunos e professores do curso cujo foco é o estudo e a execução de peças do repertório popular e busca criar um espaço didático e profissional onde os instrumentistas de sopro possam exercitar suas competências musicais.

As ações do NuMP se voltam também para os alunos dos demais cursos de música do Centro de Artes através do projeto Escambo Musical, que propõe estabelecer uma rede de monitoria solidária entre os alunos. Esta rede oferece um apoio pedagógico ao estudante que sinta necessidade, visando proporcionar uma trajetória acadêmica mais satisfatória.

No último mês, o NuMP lançou o seu primeiro material editorial, o livro “Cadernos do Choro de Pelotas”, fruto da parceria com o Laboratório de Etnomusicologia da UFPel e o Clube do Choro de Pelotas. O objetivo deste Caderno é de registrar na pauta musical as composições dos chorões pelotenses e compartilhar com um público amplo as histórias e narrativas musicais locais. Além das transcrições, o Caderno conta com um rico material gráfico, formado por fotos, registros sonoros e manuscritos recuperados dos acervos particulares que foram doados pelos familiares e amigos do Clube. A história oral dos músicos participantes também foi registrada em áudio e vídeo e está disponível na forma de minidocumentário e narrada pelos próprios compositores, que descreveram as suas práticas musicais, assim como apresentações musicais promovidas pelo Clube. Ambos os materiais estão disponíveis na página do NuMP.

Mais informações sobre os demais projetos podem ser acessadas na página do NuMP no Facebook, no Instagram e no Soundcloud.

Publicado em 13/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.