Início do conteúdo

“A Hora da Estrela” é atração no Cineclube Zero Quatro

No próximo sábado (16), encerrando a mostra Brasil 17, o cineclube Zero Quatro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) exibe “A Hora da Estrela”. O longa-metragem de 1985 é dirigido por Suzana Amaral e adaptado do romance homônimo de Clarice Lispector. A sessão está marcada para as 16h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447 – esquina com a rua Álvaro Chaves).

O filme venceu o Urso de Prata de Melhor Atriz e o Prêmio da Crítica no 36º Festival de Berlim, além de seis prêmios no 18º Festival de Brasília, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

No filme, Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro). A duração é de 96 minutos.

A sessão é gratuita e aberta à comunidade, com abertura a quinze minutos do início.

Publicado em 11/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.