UFPel recebe três Prêmios Capes de Tese

A noite desta quinta-feira (7) consagrou três pesquisas da Universidade Federal de Pelotas como vencedoras do Prêmio Capes de Tese. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro Internacional de Convenções de Brasília, onde estiveram os laureados. Todos as teses de doutorados defendidas em programas de pós-graduação brasileiros são concorrentes ao prêmio.

Foram 48 áreas do conhecimento reconhecidas com premiação, das quais a UFPel foi destaque em três: Saúde Pública, Odontologia e Biotecnologia, áreas reconhecidas pela pesquisa de excelência internacional realizada. Os vencedores foram os seguintes:

– Saúde Pública: “Adiponectina: Relação com a distribuição de gordura corporal e influência sobre o risco de doenças cardiovasculares”, da aluna Maria Carolina Borges sob orientação do professor Aluisio Barros;

– Odontologia: “Restauração de dentes tratados endodonticamente: recomendações para a prática clínica e para o reporte de pesquisas”, do aluno Rafael Sarkis Onofre sob orientação da professora Tatiana Pereira Cenci;

– Biotecnologia: “Identificação de Antígenos de Corynebacterium Pseudotuberculosis e sua aplicação em imunodiagnóstico e vacinas recombinantes para linfadenite caseosa”, da aluna Andréa de Fátima Silva Rezende sob orientação da professora Sibele Borsuk.

Considerando apenas os prêmios – excetuando as menções honrosas -, a UFPel está entre as três universidades mais premiadas, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituições que têm um número muito maior de programas e estudantes de doutorado.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, ressaltou a importância da universidade pública para a pesquisa no país: “A grande maioria dos prêmios foram conferidas a universidades públicas, demonstrando a importância destas instituições para o desenvolvimento científico, tecnológico e social brasileiro”.

Publicado em 08/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.