Museu virtual de arte inaugura exposição

Está aberta, a partir desta quarta-feira (28), a exposição “Fotografias Poéticas 1”. Mas, diferentemente de outras mostras promovidas pelas unidades da Universidade Federal de Pelotas, esta tem outra plataforma: ela estará disponível no Museu de Arte do Campus Virtual 3D da UFPel no Vgrid.

O Museu de Arte faz parte desse ambiente virtual criado pelo projeto V-Grad, usando o software OpenSimulator, que tem por objetivo utilizar um ambiente virtual 3D para fins educacionais. O ambiente virtual criado pela Universidade tem três regiões: um Campus virtual da UFPel, a “Pelotas Virtual”, onde estão disponíveis modelos da arquitetura histórica da cidade, e a área “Criativa”, espaço para atividades diversas.

A exposição fica em cartaz até o dia 25 de fevereiro de 2018 e faz parte do projeto de extensão “Exposições de Arte no Ambiente Virtual 3D do VGRID”, coordenado pelos professores Juliana Angeli, do Centro de Artes, e Carlos Campani, do Instituto de Física e Matemática, e que propõe a realização de exposições virtuais ao longo de 2017 e 2018.

Esta mostra apresenta a produção de sete alunos do Centro de Artes da UFPel: Andy Marques, Carolina Tenotti, Gabriel Cardoso, Gisele Sperb, Hamilton Bittencourt, Luana Bandeira e Maurício Brisolara. Os discentes realizaram seus trabalhos e pesquisas durante a disciplina de Laboratório em Fotografia 1 do curso de Bacharelado em Artes Visuais.

Para visitar o Museu de Arte, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas de criar uma conta, instalar o programa necessário, logar-se na plataforma teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas no tutorial disponível neste link.

Publicado em 28/11/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.