Início do conteúdo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são tema de Oficina na SIIEPE

Disseminar a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como e capacitar voluntários para o seu alcance, foram os principais objetivos da oficina realizada nesta terça-feira (21) na 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

Proposta pelo professor Maurício Pinto da Silva e pela estudante Nathianni Gomes Cruz, ambos do curso de Gestão Ambiental, a oficina abordou temas como os desafios à municipalização dos ODSs, a temática do Desenvolvimento Sustentável, além de capacitar os participantes sobre os ODSs e as formas de participação nos diferentes GTs.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados oficialmente por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e se constituem em uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa agenda contém 17 objetivos e 169 metas, e o principal desafio no momento é a municipalização das ações em prol dos ODS.

De acordo com o Silva, para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é fundamental harmonizar pelo menos três elementos: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. “Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades”, pontua o docente.

Publicado em 22/11/2017, na categoria Notícias.