Início do conteúdo

Inaugurada a Rede Recop em Pelotas

Em evento realizado no Gabinete do Reitor na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, foi inaugurada a Rede Metropolitana de Pelotas – RECOP, que consiste da implantação de infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação. A Rede Recop é a versão local da Redecomep nacional, iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
A rede toda conta com 55 quilômetros de cabos, interligando as unidades da UFPEL do Centro ao Campus Capão do Leão, além de alcançar a sede da Embrapa na Cascata. A Recop também vai atender à Prefeitura de Pelotas e ao IFSul, entre outros parceiros futuros.
As primeiras tratativas de implantação da rede foram feitas ainda em 2006. Ao longo dos anos foram sendo superados vários obstáculos até que, em 2013, foi assinado o convênio entre a UFPEL, a CEEE e a RNP. Contudo, foi quando a RNP e a Vetorial assinaram Acordo de Cooperação Técnica, no qual a Vetorial ficaria como responsável pela implantação e manutenção da RECOP, que o projeto se concretizou. Esse modelo de cooperação técnica foi adotado pela RNP pela primeira vez aqui em Pelotas e servirá de exemplo para as demais regiões metropolitanos do país, disse o diretor da Vetorial, Mauro Meirelles.
Para o chefe de Administração da EMBRAPA, José Dias Vianna Filho, “desde o início dos anos 2000 já sabíamos que Pelotas era um polo importante de ciência e tecnologia, e que os investimentos em rede de internet com conexão rápida eram fundamentais para um centro de pesquisa ou uma universidade. Infelizmente as coisas não acontecem na velocidade que queremos, mas agora essa rede torna isso possível”.
A Diretora de Tecnologia da Informação do IFSUL, Carla Pires, disse que o projeto estava bem desacreditado, em função das dificuldades para sua implantação. “Mas hoje a gente vê que está consolidado e a expectativa é que venha a agregar”.
O Reitor da UFPEL, Pedro Hallal, agradeceu a todos pelo empenho em tornar realidade aquilo que é uma necessidade para uma Universidade como a UFPEL, na realização de suas atividades fins, de ensino, pesquisa e extensão. Para ele, a parceria com a Vetorial significou “a possibilidade de desentravar um projeto de suma importância para a cidade e que vai abrir caminho, inclusive, para a integração com as universidades do Mercosul”. Nesse sentido, o diretor da Vetorial destacou que a cidade é um ponto estratégico de conexão com países como Uruguai e Argentina.
De acordo com o Pró-Reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, a rede Recop vai, entre outras vantagens, resolver o problema de dispersão dos campi da UFPEL, reduzir custos com conexões e aumentar a velocidade, além de possibilitar maior segurança pública através do projeto Video Monitoramento e reduzir custos de ligações através do projeto VoIP.

 

Publicado em 22/11/2017, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.