UFPEL inaugura rede de fibra óptica

Será realizado nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, às 17 horas, no Gabinete do Reitor da UFPEL, o ato de inauguração da Rede Metropolitana de Pelotas – RECOP, que interliga com fibra óptica própria as unidades da UFPel. A Rede Recop é a versão local da Redecomep nacional, iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Participarão do ato, além da UFPEL, representantes do Instituto Federal Sul Riograndense, da Embrapa, da Prefeitura Municipal de Pelotas, da CEEE e da empresa VetorialNet, responsável pela implantação do projeto.

A rede toda conta com 55 quilômetros de cabos, interligando as unidades da UFPEL do Centro ao Campus Capão do Leão, além de alcançar a sede da Embrapa na Cascata. A Recop também vai atender à Prefeitura de Pelotas, à Embrapa e ao IFSul.

De acordo com o coordenador de redes da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação da UFPel, Eduardo Monks, a instalação resultará em um potencial aumento de qualidade na internet e uma diminuição de custos, já que agora a Universidade paga pelo uso de uma rede de empresa privada. “Abre-se a possibilidade de novas aplicações, como telemedicina, a comunicação de dados em grandes volumes e a própria integração das redes”, avalia Monks.

O trabalho vem materializar a participação da UFPel na Redecomep iniciada em 2006, quando as instituições locais uniram-se para trazer a Rede a Pelotas. A Redecomep tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

Publicado em 21/11/2017, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.