Empreendedorismo Feminino é tema de Mesa-Redonda na SIIEPE

“A mulher tem que se reconhecer como agente de desenvolvimento e assumir o papel de protagonista que lhe cabe”. Foi nessa linha que a coordenadora do Escritório de Interação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Paula Matei, liderou a mesa-redonda “Empreendedorismo Feminino”. A atividade integra a programação da 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ocorreu na tarde desta terça-feira (21).

Com a proposta de ampliar a discussão sobre empreendedorismo dentro da Universidade, a convidada trouxe estatísticas e informações sobre o cenário do empreendedorismo feminino. Questões de perfil, características da mulher empreendedora e suas motivações, seu papel na mudança da sociedade do conhecimento e a conquista de espaços – não só ao abrir um negócio mas afirmar-se em pesquisa e papéis públicos – foram assuntos tratados pela doutora em Desenvolvimento Rural e egressa da UFPel.

Ana Paula falou, ainda, sobre as barreiras e desafios que as mulheres enfrentam para estarem mais presentes em termos sociais, políticos e econômicos. O maior deles ainda é a dupla jornada. Segundo a palestrante, 75% das empreendedoras decidem ter um negócio após a maternidade. Quatro em cada dez lares são chefiados por mulheres e, dessas líderes, 41% são donas do próprio negócio. Também, para elas, há mais dificuldade de acesso a crédito e reconhecimento assumindo cargos de liderança na estrutura econômica e social. “É uma questão cultural, nunca foi de competências ou habilidade para negócios. As mulheres precisam superar essas barreiras”, motivou.

Assuntos variados em debate
Ainda nesta terça-feira, a SIIEPE teve mesas-redondas sobre Avaliação de Resultados de Projetos na Perspectiva do Desenvolvimento Regional; Divulgação do Conhecimento Produzido na Universidade e Integração Cultural; Memória Científica e Cultural; e O Papel da Assistência Estudantil na Formação do Estudante.

Veja as próximas mesas-redondas da SIIEPE aqui.

Publicado em 21/11/2017, nas categorias Destaque, Notícias.