Manifestação de apoio ao Pibid

A Reitoria da UFPel, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, receberam com preocupação a Política Nacional de Formação de Professores, lançada no dia 18 de outubro pelo Ministério da Educação. A preocupação se deve ao fato de depositar na formação inicial e continuada de professores toda a responsabilidade pela falta de qualidade na/da educação, evidenciada por meio dos indicadores educacionais, ambos (conceito de qualidade e indicadores), passíveis de questionamentos.

A ênfase na criação de uma Base Nacional Docente (currículo) e na perspectiva do professor como prático são retrocessos que podem gerar danos irreparáveis para a formação e para o trabalho docente. No caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a proposta é de “modernização” a partir da inserção do Programa de Residência Pedagógica, que consiste em um estágio supervisionado na escola de educação básica, com ingresso a partir do terceiro ano da licenciatura. Embora a questão da Residência Pedagógica ainda não esteja suficientemente clara, nem mesmo para a Capes, o que se percebe é a intenção de alterar o PIBID, com prováveis repercussões na modalidade de financiamento.

Assim, reconhecendo os impactos das ações realizadas pelo Programa, tanto para a formação do futuros professores, quanto para a melhoria dos processos pedagógicos das escolas, juntamo-nos às Entidades Científicas, aos grupos de Pibidianos e às Universidades que estão se mobilizando para que o PIBID seja mantido sem cortes e sem retrocessos.

Publicado em 20/11/2017, na categoria Notícias.