A Sala recebe exposição internacional de Sandra Porter

A galeria do Centro de Artes da UFPel “A Sala” recebe, entre os dias 17 e 24 de novembro, a exposição internacional da artista Sandra Porter. A mostra contempla a produção da inglesa entre os anos de 2014 e 2017.

Sandra estudou Belas Artes na Escola de Arte de Stourbridge e mais tarde Pintura na Escola de Arte de Chelsea em 1980. Destaca-se em sua formação o estudo de gravura com Dorothea Wight na década de 1990.

Durante o período abrangido pela exposição, seu trabalho explora o fascínio pela repetição e o poder que gera. Ao usar em suas imagens grades, listras e esquemas recorrentes, cria séries de imagens semelhantes, mas não as mesmas, gerando uma diferença em cada repetição. As peças se diferem; refletem, projetam uma nas outras, mas também funcionam de forma independente. Suas impressões e pinturas recentes evolvem improvisações em torno do formato da grade, onde procura uma síntese entre a faixa horizontal e vertical juntamente à negociação monocromática no uso da cor.

As gravuras realizadas pelas técnicas da Viscosidade, Carborundum e Cologravura apresentadas na exposição, demonstram a abstração como princípio em sua obra. Embora a cor, a estrutura e o padrão sejam os meios pelos quais interprete os mundos antigo e moderno, a artista permanece profundamente influenciada pela arte e arquitetura do início da Renascença italiana, bem como pelas tradições do modernismo, especificamente o construtivismo, o minimalismo e o expressionismo abstrato.

A série Field de impressões em Carborundum, particularmente, busca encontrar o equilíbrio entre estrutura e forma, e pode ser lida como uma metáfora para a igualdade como em “um campo de jogo nivelado”. As impressões mais recentes nesta exposição são as maiores monocromáticas e suas raízes estão no ferro ondulado abandonado de moradias humildes, celeiros e oficinas que se derramam sobre a paisagem de Isle of Skye na costa oeste da Escócia. Nesta série consegue trazer as gravuras para o campo ampliado, produzindo grandes imagens sem bordas que extrapolam os tamanhos recorrentes. Fixadas diretamente na parede dialogam com o espaço da galeria e com o corpo do espectador permitido novas reflexões para a linguagem gráfica.

Encontro com a artista

Na próxima quinta-feira (23), a galeria promoverá um encontro com a artista Sandra Porter, à 18h. Já no dia seguinte, às 9h30min, haverá workshop também com Sandra, no Ateliê de Gravura do Centro de Artes.

A Galeria “A Sala” funciona na sala 111 do Centro de Artes, localizado na rua Alberto Rosa, 62.

Publicado em 17/11/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.