Programação – Cine UFPel – 13 e 16 de novembro

Curta: Na Linha dos Pés

Dir.: Lívia Arouche e Graziele Cardoso

(BRA, Doc, 2017, 20min)

Sinopse:  “na linha dos pés” é um documentário produzido por um caminhar cartográfico como trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Um documentário que retrata de forma poética a infância de um menino que manifesta o Transtorno de Espectro Autista, o autismo. Diferente do tratamento convencional científico dado pela maior parte dos filmes sobre o assunto, “na linha dos pés” procura desvelar a forma como o menino de 7 anos, chamado Heitor, se relaciona com o mundo e as pessoas a sua volta.

Quinta-feira (16), 19h – Cinemas em Rede

Mostra de Curtas Universitários

Os Segredos que a Cal Esconde

Dir.: Luana Cabral e Luciana GB

(BRA, Doc, 015, 14min)

Sinopse: Um projeto proposto por pesquisadores de uma Universidade alemã prevê a construção de escadas rolantes em alguns morros da cidade de Vitória.

LGBT de Periferia

Dir.: Aleone Higidio

(BRA, Doc, 15min)

Sinopse: O documentário conta a história das gêmeas Rayene e Rayele e dos amigos Rafael e Vanderson. Os jovens LGBTs, todos com 16 anos, moram num bairro periférico conhecido como “Prainha”, em Mariana (MG). Eles e elas estão num processo de construção de suas identidades sexuais e gênero. Porém, independente da fluidez que podem assumir no futuro – ou a afirmação das identidades construídas – são sujeitos que lidam, cotidianamente, com todas as situações adversas que uma periferia de uma cidade histórica mineira possui. Apesar disso, se divertem e se empoderam a cada dia. No filme, revelam afetos, medos, angústias, sonhos, ou a ausência deles.

Habitat

Dir.: Raphael Aragão

(BRA, 2015, 13min)

Sinopse: Um mundo líquido se dissolve sufocando os espaços de escape.

Quimera

Dir.: Taila Soliman

(BRA, ANIM, 2min49)

Sinopse: Dona Conceição e seu bonsai entram em uma viagem quimérica para compreender o tempo.

Uma Carta

Dir.: Bruna Giuliatti

(BRA, 2015, 2min)

Sinopse: Carta pessoal da diretora apresentada em formato de vídeo que dialoga com a obra de Ana Cristina Cesar.

Anxietatis

Dir.: Camila Motta

Sinopse: O curta-metragem ANXIETATIS narra a jornada onírica de uma garota que, numa manhã comum, tenta sair de casa para ir a um compromisso qualquer; porém não consegue. Através de metáforas visuais e depoimentos reais, o documentário mimetiza, pela perspectiva da personagem, como é o dia-a-dia de uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade.

Dormente

Dir.: Camille P. Frambach

Sinopse: A vida de Ana parece normal. Ela tem amigos, um namorado que a ama e uma bolsa de estudos para o mestrado. Entretanto, sem nenhum motivo aparente ela começa a se sentir irritadiça, ansiosa, insone. Cada vez mais se sente incomodada com a presença de outras pessoas, começa a se isolar, deixando de fazer tudo o que ama e tendo como única companhia sua consciência: uma versão doentia e mordaz de si mesma que a convence pouco a pouco de que não é boa o suficiente, não é amada, não é capaz de sentir nada além de um grande vazio e um ódio inesgotável por si mesma. Conforme sua consciência vai se tornando mais e mais imperante, o esgotamento e a vontade de escapar fazem com que Ana cogite o suicídio.

De Passagem

Dir.: Bruno Oliveira

Sinopse: Noa, insatisfeito com sua própria vida, se imagina vivendo cada dia na pele de um estranho diferente. O hábito foge do controle quando, um dia, ele encontra algo em uma dessas vidas que não tinha encontrado em nenhuma outra.

Publicado em 14/11/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.