Literatura Afro-Brasileira pela Obra de Firmina dos Reis é tema de evento

A Comissão de Combate ao Racismo e à Discriminação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Grupo Ícaro realizam, no período de 9 a 11 de novembro, evento aberto à comunidade com a temática “Literatura Afro-Brasileira: Cem Anos da Morte de Firmina dos Reis”. Maria Firmina dos Reis é conhecida como a primeira escritora negra do Brasil e primeira autora de romance abolicionista em toda a língua portuguesa. Uma de suas principais obras é “Úrsula”, de 1859.

No evento, os professores do Centro de Letras e Comunicação (CLC) Alfeu Sparemberger e Uruguay Cortazzo recebem o professor Eduardo de Assis Duarte, responsável pelo posfácio da reedição de 2017 de “Úrsula”. Duarte atualmente é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor aposentado, com vínculo voluntário com a UFMG. Trabalha em especial com os seguintes temas: literatura e alteridade; literatura afro-brasileira; romance, história e sociedade. É coordenador do grupo de pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira (CNPq) e o Literafro Portal da Literatura Afro-Brasileira.

Os encontros ocorrem no Clube Cultural Fica Ahí, situado na rua Marechal Deodoro, 368. Os horários das palestras estão disponíveis no cartaz.

Publicado em 07/11/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.