Congresso de Gênero celebra novo Núcleo e discute a diversidade

Até a quinta-feira (9), está ocorrendo o 1º Congresso de Gênero e Diversidade Sexual da UFPel (Congen). O evento é uma forma de celebrar o lançamento do Nugen (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) e se realiza junto da 4ª Jornada da Diversidade Sexual, projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade, que objetiva discutir academicamente o tema da diversidade sexual. O Congen traz como tema a proposta de promover uma Universidade mais generosa.

Entre as atividades, foi realizada na tarde desta segunda-feira, primeiro dia do encontro, no auditório da Faculdade de Direito, local da abertura do Congresso, a conferência sobre o HeForShe, movimento de solidariedade da ONU Mulheres pela igualdade de gênero, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres. Presente na conferência  a coordenadora do projeto no Rio Grande do Sul, Karen Lose. A atividade é proposta em parceria com o Instituto Federal Sul Rio-Grandense, com a OAB Pelotas, com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com a Assembleia Legislativa do RS.

Além disso, o Congresso conta com atividades promovidas pela Escola Superior de Educação Física e pelo Centro de Letras e Comunicação e por diversas ações artísticas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Entre os temas em debate, violência, assédio, políticas afirmativas, religiosidade, união estável, memória LGBT, Escola sem Mordaças, Estatuto da Diversidade e empoderamento.

Participam a comunidade universitária, estudantes secundaristas, a comunidade em geral, artistas, ativistas, representantes do setor privado, educadores e ONGs.

Abertura

Nos atos de abertura oficial do evento, que iniciou às 15h desta segunda, o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, lembrou que o Congresso encerra um ciclo de atividades do Nugen no ano. “O Núcleo veio para institucionalizar uma série de iniciativas isoladas”, frisou o reitor.

Pedro Hallal recordou as ações da Gestão Central no oferecimento de disciplina optativa, para todos os cursos, sobre Gênero e Diversidade Sexual; na possibilidade de dar visibilidade às lutas do tema; no processamento acurado de denúncias; e no diagnóstico e aproximação das pessoas que trabalham com estas pautas na Universidade.

O protagonismo da luta foi destacado pela coordenadora do Nugen e do Congresso, Eliane Pardo, ao ressaltar a importância do campo e da busca de conquistas. Ela frisou também a descentralização do Congresso, feito por muita gente. “É um evento que trabalha com trocas culturais, com as diferenças, que tem entre seus objetivos principais o aprendizado”, disse. Ela sublinhou a diversificada programação do Congen.

Já o coordenador da 4ª Jornada da Diversidade Sexual, professor do ICH Fábio Vergara Cerqueira, afirmou que o Congresso oportuniza espaços para temas de muita grandeza, como os de gênero e de diversidade.

O Congen ocorre em prédios da UFPel localizados no Centro Histórico e na Secretaria de Cultura. As mesas de discussão se dão na Faculdade de Direito; as apresentações de trabalho e rodas de conversa no Museu do Doce e as atividades artísticas no Casarão 2 (Secretaria Municipal de Cultura). A programação completa pode ser conferida em https://www.facebook.com/nugenufpel.

Publicado em 06/11/2017, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.