Ação nacional de atendimento itinerante à saúde será realizada em Pelotas

Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas que precisam de atendimento, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação, a ação Ebserh Solidária será realizada no dia 10 novembro, com a participação dos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Serão oferecidos milhares de atendimentos em diversas localidades distribuídas nas cinco regiões do país.

Trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Em Pelotas a equipe do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) irá para os condomínios populares Azaléia e Acácia, respectivamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Serão oferecidos testes rápidos de HIV, Hepatite A e B e Sífilis, testes de acuidade visual, orientação em saúde bucal, exames odontológicos para crianças de até 15 anos e ações educacionais sobre gravidez na adolescência e antitabagismo, além de distribuição de preservativos. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pelotas, que irá disponibilizar brinquedos para as crianças moradoras dos condomínios.

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, destacou a importância da ação. “Além de campo de prática para o ensino, para a pesquisa e para a inovação na área da saúde, os hospitais universitários federais têm a obrigação de oferecer o melhor atendimento de saúde, principalmente para a população que mais precisa. E a descentralização dos serviços oferecidos pela Rede Ebserh vai ao encontro dessa necessidade, ressaltando o caráter solidário e humanizado da saúde”, afirmou.

Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado em 19/10/2017, nas categorias Destaque, Notícias.