Saúde Mental é tema da exposição no Corredor Arte

Desde o dia 10 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, o Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) recebe a exposição do Projeto Oficinas de Criação Coletiva do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFPel.

De acordo com a assistente social Anete Bertoni, este é um projeto de extensão existente há 20 anos e que conta, atualmente, conta com 50 pacientes. Ele é constituído por quatro oficinas de Saúde Mental formada por pacientes psiquiátricos crônicos, atendidos nos seguintes locais: Ambulatório de Psiquiatria e Unidades Básica de Saúde Areal Leste, Centro Social Urbano e Vila Municipal. As oficinas são coordenadas pelas Assistentes Sociais Anete Bertoni, Nilza Bertoldi e Lenara Stelmach. Também contam com a participação de médicos residentes em Psiquiatria, artistas plásticos voluntários e apoio das equipes de saúde dos locais onde se desenvolvem.

A exposição conta com seis fotografias dos usuários no cotidiano das oficinas e atividades de passeio, além de 12 obras confeccionadas pelos usuários como pinturas em papel e tela. O trabalho está voltado para a prevenção, tratamento e inclusão social dos usuários e familiares na comunidade.

A visitação ocorre diariamente, das 7h às 22h, no próprio hospital, localizado na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 18/10/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.