Início do conteúdo

Cine UFPel terá estreia com debate na programação da semana

O Cine UFPel começa a programação desta semana na quinta-feira (19), com a exibição do longa “Alma Palavra Alma”, dentro da proposta Cinemas em Rede. Na sexta-feira (20), às 19h, estreia o longa “Divinas Divas”, com direito a debate.
No sábado (21), o Cine UFPel terá mais uma atração do Cineclube Zero Quatro, dentro da mostra Brasil 17: será o filme “O Cangaceiro”, que começa às 16h.

O Cine UFPel tem entrada gratuita e fica na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim.

Programação

Quinta-feira, 19/10
19h – Cinemas em Rede

Longa: Alma Palavra Alma

Dir.: Delvair Montagner e Armando Bucão
(BRA, Doc, 2015, 1h30)
Sinopse: Aproximadamente 13 mil indígenas de diversas etnias dividem um espaço de 3.500 hectares no Mato grosso do Sul, lutando contra repressão política, religiosa e latifundiária na demarcação de terras. Uma situação que faz com que a região tem uma taxa de suicídios altíssima, assim como a de homicídios. Uma realidade exposta por Delvair Montagner e Armando Bulcão.

 

Sexta-feira, 20/10
19h – Estreia com Debate

Longa: Divinas Divas

Dir.: Leandra Leal
(BRA, Doc, 2017, 1h50)
Sinopse: Divinas Divas aborda a primeira geração de artistas travestis do Brasil. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujica de Holliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia 02 repleta de cinemas e teatros, cenário de contestação e provocação aos costumes da época. Um dos primeiros palcos a abrigar travestis no Brasil, o Teatro Rival era então produzido por Américo Leal, avô de Leandra Leal, diretora do documentário. O filme irá acompanhar o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração
que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

 

Sábado, 21/10
16h – Cineclube Zero Quatro

Longa: O Cangaceiro

Dir.: Lima Barreto
(BRA, Fic, 1953, 1h45)
Sinopse: “O Cangaceiro”, filme realizado em 1953, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, “O Cangaceiro” foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião: o bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. A professora Maria Clódia, raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro. O forte amor entre os dois gera grande conflito entre a turma. O Cangaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música “Olê Muié Rendeira”, interpretada pela também atriz Vanja Orico no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países e ele foi vendido para a Columbia Pictures. Só na França, ficou cinco anos em cartaz.

 

Publicado em 18/10/2017, nas categorias Destaque, Notícias.