Projeto Apice On começa a ser implantado no HE

Na manhã desta segunda-feira (16) aconteceu o descerramento da placa do Projeto Apice On – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, localizada no corredor da Maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Em seguida, no auditório do HE, a superintendente Vera Silveira apresentou o projeto aos médicos, enfermeiros e demais profissionais ligados à Ginecologia e Obstetrícia.

A superintendente do HE falou sobre os objetivos e estratégias para qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. “Hoje já temos várias práticas em funcionamento, parcial ou total, porém o projeto vai melhorar ainda mais o atendimento”, destacou.

No momento, o projeto está na fase de elaboração do plano de ação. A partir do diagnóstico situacional do hospital, serão traçadas as ações de melhorias. Segundo Vera, uma das práticas preconizadas pelo projeto é a interdisciplinaridade, que já é adotada pelo HE e que será fortalecida no novo modelo. “Essas mudanças devem fazer parte de uma política institucional, adotada por todos que atuam no hospital”, acrescentou.

Vera apresentou o Grupo Estratégico Local (GEL) do HE, que irá representar e mediar as mudanças, estabelecer prioridades, realizar o planejamento e acompanhamento das ações. O GEL é formado por representantes de diversas áreas, preestabelecidos pelo programa: dois representantes da coordenação de obstetrícia (médico/a e enfermeiro/a): médica Angela Nader e enfermeira Susana Cecagno; dois representantes da coordenação de neonatologia (médico/a e enfermeiro/a): médica Maria Amália Saavedra e enfermeira Caroline Ribeiro; um representante da coordenação de ensino e pesquisa: odontóloga Beatriz Farias Vogt; um supervisor do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: médica Rosilene Jara dos Reis; um representante indicado pela gestão do hospital para coordenar o desenvolvimento das ações do projeto: enfermeira Patrícia Noguez; e um representante da gestão local do SUS: médica Rosangela Aveiro Carneiro Soares.

Para a implementação do programa, o projeto conta com uma plataforma de comunicação virtual para a interação entre os participantes do projeto: GEL, profissionais e gestores dos hospitais, mediadores e supervisores. Isso possibilitará a complementação das atividades presenciais de formação, acompanhamento e avaliação.

O projeto

O programa foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS), com participação ativa de unidades filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e visa a implementação e melhoria das práticas nas áreas da atenção obstétrica e neonatal em hospitais brasileiros. No mês de agosto, a superintendente do HE assinou o termo de adesão de cooperação, juntamente com os outros 95 hospitais participantes, incluindo as 23 unidades filiadas à Ebserh. O compromisso foi assumido durante o Seminário Nacional do Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On).

O Projeto Apice On foi desenvolvido pelo MS tendo a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como executora. A iniciativa preconiza a realização de ações de qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. Além disso, o projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas de inovação relativas a esses temas.

Publicado em 17/10/2017, na categoria Notícias.