Começa na quarta (18) o 3ª Festival de Folclore e Artes Populares

Desta quarta-feira (18) até o dia 25, Pelotas será o palco da América. O Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, em sua terceira edição, prepara os últimos detalhes para receber os grupos de oito países vizinhos.

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguay, Peru, Uruguay e Brasil – representado pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras – intensificam os preparativos nesta reta final para a programação do festival. Apresentações gratuitas, desfile de rua e atividades de intercâmbio cultural com escolas locais são algumas das atividades propostas. “O evento promove uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante para nossa cidade, pois chega a um enorme número de pessoas de forma direta através dos espetáculos apresentados e oficinas oferecidas em escolas públicas.” conta Thiago Amorim, um dos diretores do FIFAP e representante da UFPel.

O festival é realizado por uma comissão central independente, pelo IFSul, pela UFPel e tem o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo. As equipes de trabalho são formadas por professores, funcionários e estudantes das duas instituições de ensino, bailarinos e ex-integrantes da Abambaé – grupo anfitrião – e familiares. “Há um ano estamos atuando na organização desta edição, desde que firmamos a parceria com o ‘América Unida’, evento irmão do FIFAP, realizado há mais de uma década no Uruguay. O trabalho das equipes é intenso e o suporte das instituições parceiras é fundamental para o sucesso desta edição” afirma Diego Pereira, também diretor do FIFAP e representante do IFSul.

Após o FIFAP, as delegações se dirigem ao Uruguay para participar do Encuentro Internacional de Folclore y Artes Populares América Unida. Entre os dias 26 e 29 os grupos dos nove países incluindo o Brasil cumprirão intensa agenda no país vizinho. A parceria entre os eventos se repete nesta terceira edição e possibilita que ainda mais países participem dessa integração entre os povos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 3º FIFAP:

19/10 às 11h: Solenidade de recepção dos países visitantes no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas.

21/10 às 10h30: Desfile das delegações pelo Centro Histórico. Com saída do Mercado, o trajeto será pelas ruas Andrade Neves, 7 de Setembro, XV de Novembro e retorna ao Mercado.

21/10 às 20h: Espetáculo gratuito no auditório do IFSul. Retirada de senhas no local a partir das 19h. Teremos posto e coleta de alimentos para doações espontâneas. Endereço: Praça Vinte de Setembro, 455.

22/10 20h: Espetáculo gratuito no auditório do Centro de Artes da UFPel. Retirada de senhas no local a partir das 19h. Teremos posto e coleta de alimentos para doações espontâneas. Endereço: Rua Álvaro Chaves, 65.

23/10 à tarde oficinas em escolas da cidade.

Publicado em 16/10/2017, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.