Início do conteúdo

UFPel ganha três Prêmios Capes de Teses de 2016

São da UFPel três vencedores do Prêmio Capes de Teses defendidas em 2016. Os trabalhos premiados são das áreas de Biotecnologia, Epidemiologia e Odontologia. Concedida todos os anos, a premiação seleciona os melhores trabalhos de doutorado desenvolvidos nos programas de pós-graduação no Brasil, em todas as áreas. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flávio Demarco, as premiações demonstram a excelência dos programas onde as teses foram desenvolvidas.

As teses da UFPel premiadas foram estas:

Biotecnologia  

Discente: Andréa de Fátima Silva Rezende.

Orientadora: Sibele Borsuk.

Título: Identificação de Antígenos de Corynebacterium Pseudotuberculosis e sua aplicação em imunodiagnóstico e vacinas recombinantes para linfadenite caseosa.

Odontologia

Discente: Rafael Sarkis Onofre.

Orientadora: Tatiana Pereira Cenci. Co-orientador: Maximiliano Sérgio Cenci.

Título: Restauração de dentes tratados endodonticamente: recomendações para a prática clínica e para o reporte de pesquisas.

Saúde Coletiva (Epidemiologia)

Discente: Maria Carolina Borges.

Orientador: Aluísio Jardim Dornellas de Barros.

Título: Adiponectina: Relação com a distribuição de gordura corporal e influência sobre o risco de doenças cardiovasculares.

Confira todo o resultado do Prêmio Capes de Tese 2017, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2017, em Brasília.

O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

Menção Honrosa
A professora Nadia Campos Pereira Bruhn, dos cursos de Gestão Ambiental (tecnólogo e bacharelado) da UFPel, recebeu outorga de menção honrosa do Prêmio Capes Tese 2016 da área “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”. A distinção foi pela tese “Investimento Direto Estrangeiro e a Política Industrial: Um Estudo dos Efeitos de Transbordamentos em Países da América Latina”, defendido em 2016 pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com informações da CCS da Capes.

Publicado em 10/10/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.