Balanço do emprego em Pelotas tem saldo positivo em agosto

O Observatório Social do Trabalho, órgão vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) da UFPel, está analisando os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho (MTb) relativos a agosto. Segundo o Cadastro, no oitavo mês do ano, ocorreram, em Pelotas, 1.922 admissões e 1.784 desligamentos, o que resultou em um saldo de 138 empregos formais celetistas.

“Observa-se, pois, uma taxa de variação de 0,22% em relação ao estoque do mês anterior. Esse desempenho foi melhor do que o de agosto de 2016, quando o saldo foi de -27 vínculos. Do mesmo modo, esse saldo também foi melhor que o do mês anterior (julho de 2017), quando 121 vínculos formais foram perdidos”, frisam os analistas da UFPel.

Em Rio Grande, ocorreram 1.365 admissões e 1.214 desligamentos, resultando em um saldo de151 vínculos formais de emprego, o que corresponde a uma taxa de variação de 0,37% em relação ao estoque do mês anterior. Esse desempenho foi melhor que o de agosto de 2016, quando o saldo foi de -70 vínculos formais de emprego e também bem melhor que o do mês anterior (julho de 2017), que apresentou saldo de 9 vínculos formais de emprego.

A conjuntura no Estado e no país

Comparando-se a conjuntura local com a conjuntura nacional e estadual, constata-se que agosto foi um mês com saldo positivo nos municípios de Pelotas e Rio Grande e no conjunto do país. Já no Rio Grande do Sul, o saldo apresentou desempenho negativo, com uma perda de 2.737 vínculos formais de emprego, o que corresponde a uma taxa de variação de -0,14%. No Brasil, o saldo positivo resultou na criação de 35.457 novos vínculos formais de emprego, um crescimento de 0,09% em relação ao estoque do mês anterior.

O balanço do emprego formal no acumulado do ano

Observa-se que no acumulado do ano, os municípios de Pelotas e Rio Grande e o Estado do Rio Grande do Sul apresentam saldos negativos, enquanto que no conjunto do país ocorre saldo positivo.

Em Pelotas, observa-se uma perda de 917 vínculos formais de emprego e uma taxa de variação de -1,46%. Em Rio Grande, observa-se uma perda de 617 vínculos e uma taxa de variação de -1,48%. No Estado do Rio Grande do Sul, observa-se a perda de 1.562 vínculos e taxa de variação de -0,08%. No conjunto do país houve aumento de 163.417 vínculos, resultando numa taxa de variação de 0,43%.

O balanço do emprego formal nos últimos doze meses

Em Pelotas, constata-se que houve uma perda acumulada de 701 empregos formais celetistas em relação ao estoque de agosto de 2016, o que corresponde a uma taxa de variação de -1,12%. Em Rio Grande, a perda foi bem mais elevada, de 5.206 vínculos, correspondendo a uma taxa de variação de -11,27%. No Estado do Rio Grande do Sul, houve uma perda de 25.733 vínculos formais, com uma taxa de variação de -1,26%. No Brasil, houve perda de 544.658 vínculos, resultando numa taxa de variação de -1,40%.

Publicado em 29/09/2017, na categoria Notícias.