UFPel muda composição dos Conselhos

Em reunião realizada nesta quinta-feira (28), o Conselho Universitário (Consun) aprovou mudanças na composição dos Conselhos Superiores da UFPel. No Consun, duas mudanças foram feitas, a retirada do direito a voto dos oito pró-reitores, que poderão participar das reuniões mediante aprovação do plenário, e a inclusão de dois assentos para servidores aposentados, um docente e um técnico-administrativo. No Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), foram aprovados dois assentos para servidores técnico-administrativos, que passam a fazer parte do órgão pela primeira vez.

A retirada do direito a voto dos pró-reitores no Consun foi uma proposta defendida pela chapa eleita no pleito de 2016. O reitor, Pedro Hallal, explica a motivação para a mudança: “Os assentos no Consun devem ser ocupados por pessoas eleitas para seus cargos, o que não é o caso dos pró-reitores. Essa mudança é histórica para a consolidação da democracia na UFPel – democracia se faz com ações, e não com discursos”.

A inclusão dos assentos para aposentados visa atender a uma demanda de longo prazo desses servidores, que dedicaram suas vidas a UFPel. “A partir de agora, os docentes e técnico-administrativos aposentados poderão seguir participando do cotidiano da UFPel”, ressalta o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Christino.

No Cocepe, a aprovação de dois assentos para técnico-administrativos representa uma mudança no entendimento da função da categoria para a Universidade. Recentemente, foi aprovado que os técnico-administrativos podem liderar projetos de ensino, pesquisa e extensão e, portanto, no entender da Gestão, nada mais justo que a categoria se faça representar no conselho superior que trata desses assuntos na UFPel.

O vice-reitor, Luís Amaral, presidente do Cocepe, comemora essa conquista: “Essa mudança ratifica o comprometimento da gestão da UFPel com a categoria dos técnico-administrativos, que historicamente foram deixados de lado das decisões acadêmico-pedagógicas da Instituição”.

As eleições para preenchimento das novas vagas nos conselhos superiores serão anunciadas em breve.

Publicado em 28/09/2017, na categoria Manchete.