Inaugura a primeira exposição no Museu de Arte Virtual 3D da UFPel no VGRID

No dia 19 de setembro, às 18h, será realizada a abertura de uma exposição diferente. “O universo naïf de Manoel Soares Magalhães” acontece no mundo virtual, no Museu de Arte do Campus Virtual 3D da UFPel no VGRID.

A exposição faz parte do calendário do projeto de extensão “Exposições de Arte no Ambiente Virtual 3D do VGRID”, coordenado pela Professora Juliana Angeli do Centro de Artes e pelo Professor Carlos Campani do Instituto de Física e Matemática, e que propõe a realização de exposições virtuais ao longo de 2017 e 2018. Estão previstas mostras de artistas da cidade, de alunos do Centro de Artes e do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, do Centro de Artes da UFPel. Este projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa V-Grad do Professor Carlos A.P. Campani. O Museu de Arte faz parte do ambiente virtual criado pelo projeto V-Grad, usando o software OpenSimulator, e que objetiva utilizar um ambiente virtual 3D para fins educacionais.

“O universo naïf de Manoel Soares Magalhães” ficará em cartaz até o dia 19 de novembro deste ano. Natural de Pelotas, Manoel é artista visual, jornalista, escritor e roteirista de cinema. A exposição apresenta 12 obras do artista e texto de apresentação de Arnoldo Walter Doberstein (Doutor em História pela PUCRS e pesquisador do ICES – Instituto Cultural Emílio Sessa). Como em uma exposição tradicional, o visitante pode circular no ambiente, visualizar as obras e interagir com outros visitantes. Além disso, é possível, clicando sobre os quadros ou no painel de entrada do Museu obter informações sobre o artista e sobre as obras.

Para fazer parte dessa experiência 3D, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas para criar uma conta no OSGRID, instalar o programa cliente Firestorm (exige computador com aceleração gráfica), logar-se na conta do OSGRID e teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas neste tutorial: https://www.slideshare.net/campani/manual-de-uso-para-o-osgrid

Publicado em 12/09/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.