HE faz última convocação de concurso público com integração de novos colaboradores

Ocorreu nesta sexta-feira (1º) a última contratação dos servidores aprovados no concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizado em 2015. Ao longo do dia, os novos colaboradores do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) foram recepcionados pela direção e apresentados às chefias para estabelecerem os planos de atividades.

O concurso
O concurso, com validade de um ano, foi realizado no ano de 2015 com 846 vagas disponíveis entre as áreas administrativa, assistencial e médica. Em 2016 ele foi prorrogado por mais um ano e venceu nesse mês de agosto.

Do total, foram convocadas 854 pessoas, dos quais, atualmente, 810 colaboradores concursados estão trabalhando no HE. De agora em diante, caso surjam novas vagas, a forma de ingresso será realizada via concurso nacional.

De acordo com o gerente administrativo, Mateus Santin, atualmente 438 funcionários da Fundação de Apoio à Universidade (FAU) atuam no HE. Entre eles, cerca de 80 são da higienização, 40 funcionários da copa e dez da portaria, dentre outros. Devido à reestruturação do Hospital, a pretensão é de que até o final do ano esses colaboradores sejam substituídos por funcionários terceirizados através de processo licitatório, conforme disponibilidade financeira.

Integração
O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, abriu o evento apresentando o Hospital e explicou as relações de trabalho existentes na Instituição, destacando a importância da integração entre os servidores dos diversos vínculos. Além disso, ele elogiou a assistência e atenção à saúde do HE e se colocou à disposição dos novos colaboradores.

Representando a Superintendência, Mateus Santin fez um breve histórico do HE e falou sobre os serviços oferecidos e as formas de acesso.

Em seguida, o gerente de Atenção à Saúde, Eduardo Machado, discorreu sobre o perfil dos pacientes e as dificuldades enfrentadas, tendo em vista que o Hospital é 100% SUS. “O HE tem um papel muito importante no auxílio dos serviços de saúde na cidade, através da organização e linhas de cuidado”, destacou Eduardo.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Samanta Madruga, falou sobre a aproximação do Hospital com as Unidades Acadêmicas da UFPel e também sobre a elaboração de um regimento específico para as residências. Atualmente, já existem estagiários de diversas áreas atuando na Instituição. “Estamos formando profissionais com valores e princípios”, comentou. Além disso, ela destacou a importância da formalização de todas as atividades desenvolvidas dentro do Hospital. Samanta também reforçou a orientação sobre o uso obrigatório do crachá.

A programação contou com a participação do engenheiro Felipe Camerini, que falou sobre segurança no trabalho e a NR 32, seguido do enfermeiro Marcos Soares, que explicou como proceder em casos de afastamentos e atestados médicos.

O chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Francisco Ferrari, apresentou os objetivos e protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente e a enfermeira Daniela Schaun falou sobre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

No final da manhã, a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Tatiane de Jesus Bueno, mostrou as formas de acesso às informações referentes aos empregados da Ebserh e, em seguida, a chefe da Unidade de Administração de Pessoal, Suelen Iacks, apresentou o pacote de benefícios da empresa.

À tarde, o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, Marcelo Colossi, expôs os sistemas do HE. Após, a pedagoga Adriana Coutinho e a psicóloga Cristiane Paviani apresentaram o plano de capacitação e avaliação de desempenho no período de experiência.

Para finalizar, os novos colaboradores foram apresentados às chefias para a elaboração dos planos de trabalho, apresentação de escalas e horários, bem como os locais. No retorno dessas atividades, houve as assinaturas dos contratos e entrega das demais documentações.

Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. A UFPel aderiu à Ebserh em 2013.

Publicado em 05/09/2017, nas categorias Destaque, Notícias.