Consulta Pública sobre Logística Sustentável envolve comunidade

Mais de 300 pessoas participaram da Consulta Pública sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O questionário buscava coletar sugestões sobre o conteúdo que deve constar do instrumento, que será criado para que a UFPel tome atitudes para ser uma instituição sócio-ética e comprometida com o meio ambiente. Dos colaboradores, a grande maioria são estudantes: 63,2% das pessoas que dedicaram atenção ao tema fazem parte do corpo discente da UFPel. O engajamento segue com 17,6% de docentes, 15,5% de técnico-administrativos, 2,1% de ex-alunos e inclusive 1,5% de pessoas que não têm vínculo formal com a Universidade.

Os assuntos mais mencionados foram a coleta seletiva de resíduos recicláveis e não-recicláveis, eficiência no uso de energia elétrica, racionalização do material de consumo e eficiência no uso da água. “O Plano está ganhando vida. Pudemos confirmar as ênfases que a comunidade coloca em determinados pontos. Sentimos que as pessoas estão construindo esse Plano”, observou a presidente da Comissão Gestora do PLS, Sílvia Carla Bauer Barcellos.

A Comissão Gestora já começou se debruçar sobre os dados e ideias que surgiram na Consulta Pública. O grupo, composto por representantes da Pró-Reitoria Administrativa, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Núcleo de Planejamento Ambiental e docentes de cursos relacionados à temática, vai analisar quais ideias são viáveis para o PLS em curto, médio e longo prazo. Depois de contempladas as ações, serão construídos indicadores que permitam o monitoramento.

Além das 314 participações, a Comissão ainda recebeu visitas presenciais de interessados em participar e contatos de pessoas colocando-se à disposição para ajudar na proposta. Para Verônica Christino, integrante da Comissão, o grupo se sente agradecido pelo envolvimento da comunidade. “Foi uma participação espontânea que mostrou que a comunidade está atenta”, destacou.

Pesquisa
A Consulta Pública virtual ficou disponível para a comunidade durante um mês. Agora, duas estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental irão visitar variados lugares da Universidade para aplicar o questionário. As respostas coletadas serão disponibilizadas à Comissão Gestora do PLS e também subsidiarão desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso das alunas. As estudantes irão passar por todas as Unidades Acadêmicas, aplicando em torno de 50 questionários em cada uma delas.

Sobre o PLS
Para saber mais, visite o site do Plano de Logística Sustentável da UFPel.

Publicado em 25/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.