Início do conteúdo

Curso de Dança apresenta espetáculos

Quatro espetáculos, diferentes propostas, criatividade e técnica à flor da pele. O curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresenta, neste semestre, quatro espetáculos criados pelos estudantes da disciplina de Montagem de Espetáculo II. As apresentações “A Rua Também é Minha”, “Axé: Dançando a Fé”, “Renascer” e “Quer Tomar um Café?” começaram nesta segunda-feira (14) e vão até o dia 20, em lugares variados, e têm entrada franca.

A proposta da disciplina é que os estudantes passem pela experiência da direção de um espetáculo de no mínimo 25 minutos, montando e organizando uma equipe e no contexto que envolve a produção.

Veja mais detalhes sobre cada proposta

Axé: Dançando a Fé
João Lucas da Cruz apresenta o espetáculo “Axé: Dançando a Fé”, na Sala Carmen Biasoli – Prédio dos cursos de Dança e Teatro (Rua Almirante Tamandaré, 301), nesta terça-feira (15) às 20h. Espetáculo baseado em manifestações folclóricas.

João de Fé é um brincante que tem sua fé posta à prova após sofrer um grave acidente que lhe causou sérias lesões nos joelhos. Impossibilitado de participar das manifestações folclóricas que mais gosta, João já não tem perspectiva de melhora e de voltar a ser um brincante como antes. Porém, a fé retratada no universo folclórico nacional através de festas, danças e folguedos, acaba por reacender a esperança de João.

O espetáculo surge para apresentar mais uma face desse João que são todas as pessoas. “Axé Dançando a Fé” mostra não só o lado de um povo que tem fé na vida, mas mostra que a fé vem de vários lugares e nas manifestações populares não é diferente. O arquétipo João de Fé conversa diretamente com o público, pois, independentemente de sua religião ou crença, a fé é o que move as pessoas. O arquétipo em questão nasce a partir da vivência do diretor e de uma saga de arquétipos que o mesmo foi criando no decorrer de sua vida.

Ficha Técnica
Concepção, direção, coreografia e iluminação: João Lucas da Cruz
Elenco: Lidiane Rodrigues, Emanuel Brizolara, Felipi Santos, Renan Brião, Carolina Portela e Fernanda Thiel
Figurinos: Larissa Martins
Contra-Regra: Ederson Pestana
Suporte Artístico-Coreográfico: Josiane Franken
Orientação: Jaciara Jorge e Carmen Hoffmann
Entrada: franca. Chegar meia hora antes para a retirada de senhas.

Quer Tomar um café?
Jéssica Carvalho apresentará o espetáculo de dança contemporânea “Quer Tomar um café?”, no Casarão 6 (Félix da Cunha, 6 – Praça Coronel Pedro Osório), nesta quinta-feira (17), às 20h, e no domingo (20) às 16h.

O convite é para tomar um café com devaneios incansáveis surgidos de recheadas tardes regadas a bate-papo. Teorias são criadas, filosofias são debatidas, regidas por Júpiter emanando energias para um ser metade bicho e a outra mulher – mexida em sua singularidade, criada por outras pessoas, que se desdobra nesse café.

O espetáculo é baseado na amizade da diretora com sua bailarina. E se desdobrou num espetáculo que trata sobre a mulher e suas inquietudes em relação ao amor, assédios, feministas, tudo isso num tom tranquilo e aconchegante de um café da tarde entre amigos.

Ficha Técnica
Direção e Concepção Coreográfica: Jéssica Carvalho
Dramaturgia: Beliza Rocha
Figurino e Pitacos: Miila Lima
Arte e Fotografia: Sabrina Manzke
Intérpretes-Criadores: Carol Pinto, Mateus Pucinelli e Adeline Di Franco
Cenário: Kelly Souza e Beliza Rocha
Orientação: Débora Souto Allemand
Apoio: Atêlie de Figurinos UFPel e Secretaria de Cultura de Pelotas
Entrada: franca. Meia hora antes do espetáculo serão disponibilizadas 90 senhas

A Rua Também é Minha
Janaina Bruna dos Santos Moreira apresenta o espetáculo: “A Rua Também é Minha”, nesta sexta-feira (18), às 14h, na praça Coronel Pedro Osório, próximo ao entroncamento das ruas 15 de Novembro e Marechal Floriano.

O trabalho questiona: é pedir demais não ser considerada de menos? O que é ser mulher? O que a sociedade julga que a mulher pode ou não fazer? O que a mulher pode ou não usar? A mulher é a vítima ou a culpada? Afinal, o que a mulher estava fazendo na rua àquela hora? A mulher tem direito de estar na rua quando e como quiser? A rua é pública? O que é coisa de homem? O que é coisa de mulher? Cor de menina? Cor de menino? Liberdade de expressão? Machismo? Feminismo?
Aliás, o que isso tudo tem a ver com a rua? O espetáculo convida o público para descobrir se juntando ao grupo para o redescobrimento/ empoderamento desse espaço e de si mesmo/a!

A concepção surgiu a partir dos anseios da diretora em relação à rua e à mulher. “Surgiram muitas questões, e ‘atravessamentos’, e como uma forma de resolver ou me confundir ainda mais foi misturado os pixos, os poemas urbanos, o dadaísmo, o acaso, a música, o feminismo e assim nasceu essa grande afirmação que é o espetáculo”.

Ficha Técnica
Direção/Arte: Janaina Bruna dos Santos Moreira
Orientação: Débora Souto Allemand
Intérpretes-Performers: Gabriela Irribarem, Helena Lessa, Janaina Bruna, Shaiane Molina, Vitória Souza
Participação Especial: Miguel (Camaleão)
Figurino: Milla Lima e Atêlie Figurinos UFPel (Larissa)
Apoio Técnico: Catia Carvalho, Lianne Desire, Janiel Bitencourt, Tainara Godoy.
Audiovisual: Takeo Ito
Entrada: franca. Não é necessário senha, pois é em espaço público ao ar livre.

Renascer
Maria Eduarda de Souza Tejada Sayão apresentou o espetáculo de dança-teatro “Renascer”, Sala Carmen Biasoli no prédio da dança e teatro, no dia 14.

Sobre o espetáculo: Em meio a erros e tormentos um processo se inicia. Processo de morte para a vida, uma vida renascida.
Ele decidiu morrer, para assim reviver com a ajuda daqueles que sempre estiveram ali esperando para o momento certo para agir. A temática do espetáculo foi inspirada em histórias de vidas transformadas pela fé. Durante a trama um homem se vê em um processo de morte e vida, processo este que talvez seja o mais significativo de sua existência.

A temática do espetáculo foi inspirada em histórias de vidas transformadas pela fé. Durante o processo de criação, a diretora buscou manter o máximo possível do projeto inicial proposto, mas sempre acrescentando as ideias dos interpretes cabíveis à proposta. “Renascer” teve sua concepção coreográfica baseada em movimentos da Dança Contemporânea e cada coreografia foi concebida por um coreógrafo: Maria Eduarda Sayão, Ramon Granado, Robson Pólvora, Daniela Ricarte e Gregory Souza.

Ficha Técnica
Direção geral e artística/cenário: Maria Eduarda de Souza Tejada Sayão
Orientação: Eleonora da Motta Campos
Assistente de direção/Divulgação: Daniela Ricarte
Bailarinos: Ramon de Oliveira Granado, Robson Bordignon Pólvora, Gregory Souza e Cintia Pereira Fernandes
Coreografias: Criação Colaborativa
Sonoplastia: Ramon Granado e Renan Brião
Figurinos: Larissa Medeiros e Ateliê de Figurinos UFPel
Contra-Regra: Ederson Pestana, Keity Lemke, Carolina Portela, Rebeca San Martin, Érika Tavares
Iluminação: Roberta Postale, Teci Pereira, Germano Rush e Carlos Eduardo Miranda
Fotos: Josiane Franken Corrêa
Filmagem: Alfredo Balzano

 

Publicado em 15/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.