UFPel implanta o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

A partir de 1º de novembro, não serão mais criados documentos físicos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Todos os novos processos nascerão no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que chega na Universidade para conferir agilidade, transparência, praticidade, redução de gastos e superação da dispersão geográfica. Nesta quinta-feira (3), o Sistema foi apresentado para representantes das Unidades Acadêmicas e Administrativas.

O SEI viabiliza a gestão e tramitação dos processos e documentos eletrônicos entre unidades e órgãos da Administração Pública. Criado em 2009 pelo Tribunal Regional da 4ª Região, foi escolhido como ferramenta de sustentação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e desde então vem sendo utilizado por outras instituições. De baixo custo, o SEI apresenta um sistema multiplataforma – pode ser acessado em celulares e tablets -, tem atuação colaborativa e vem ao encontro da sustentabilidade.

Dentre os principais recursos, estão diversos modelos de documentos, textos padrão e editor integrado, tramitação em múltiplas unidades, controle de nível de acesso, assinatura eletrônica, acesso remoto, controle de prazos e estatísticas da unidade.

Conforme o coordenador de Processos e Informações Institucionais, Paulo de Almeida Afonso, além de atender à normativa do Governo Federal e a Lei de Acesso à Informação, o Sistema vai qualificar o controle dos processos, a redução de gasto financeiro e de tempo, em um ambiente intuitivo com verificação segura de documentos. “Para a UFPel, vai eliminar o uso de papel, conferir dinamismo na tramitação, possibilidade de acompanhar em tempo real e praticidade na validação e assinatura de documentos”, destacou.

Uma comissão tem se dedicado a instaurar o SEI conforme as necessidades da UFPel. Além de criar o plano de implantação, o grupo elaborou o projeto de comunicação e capacitação e versões de teste.

Para o reitor em exercício, Luís Amaral, a utilização do SEI é uma mudança de paradigma. “Agiliza, economiza e nos aproxima. Possibilita um trabalho quase concomitante. Nos ajuda, enquanto instituição, a atingir metas e é uma ferramenta excelente de transparência. Contribui para a qualificação da administração pública”, pontuou.

Capacitações
A partir do dia 1º de novembro, novos processos serão originados no SEI. Os que já estão tramitando, permanecem em papel.

Uma série de capacitações está prevista para que todos possam conhecer e operar o Sistema. A primeira etapa será a capacitação de multiplicadores, em laboratório, apresentando as funcionalidades do SEI e atividades cotidianas da UFPel. Será voltada a representantes de Unidades Acadêmicas e Pró-Reitorias e inicia a partir de 21 de agosto. A segunda etapa será aberta a todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UFPel e ocorrerá depois de capacitados os multiplicadores.

Para saber mais sobre o SEI, clique em http://wp.ufpel.edu.br/sei/. Contatos podem ser feitos pelo e-mail sei@ufpel.edu.br.

Publicado em 04/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.