Consulta do Plano de Logística Sustentável

O mundo precisa de cuidado. Para isso, é preciso fazer escolhas. Quais serão as decisões da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)? A comunidade acadêmica está convidada a ajudar a decidir. Está aberta a consulta pública para colher ideias, sugestões e opiniões a respeito do que deve conter o Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPel. Para participar, basta clicar aqui.

Mais do que um documento, o Plano vai ser um norteador das ações que alunos, professores e técnico-administrativos devem ter no seu dia a dia para que a UFPel seja uma Universidade sócio-ética e comprometida com o meio-ambiente.

Ferramenta de planejamento que definirá objetivos e responsabilidades, o PLS irá conter ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitirão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Contemplará aspectos como material de consumo, eficiência no uso da energia elétrica, coleta seletiva de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, além de prever medidas de conscientização e capacitação.

Processo colaborativo e dinâmico, o PLS vai ganhar vida no cotidiano das pessoas. E, para que possa ser um instrumento vivo, será periodicamente avaliado e monitorado.

Cultura do cuidado
Para a presidente da Comissão Gestora do PLS da UFPel, Sílvia Carla Bauer Barcellos, é imperativo que as ações humanas sejam motivadas pelo cuidado com o meio ambiente, especialmente em uma instituição de ensino. “Todos nós na Universidade temos um potencial criativo. Temos que exercer uma reflexão sobre a problemática ambiental e questionar que escolhas podemos fazer para sermos atores de um projeto comum, que é o da vida”, pontuou. De acordo com ela, é preciso pensar a vida no planeta em um sentido macro, como um sistema complexo. “Estamos em uma causa comum: tornar sustentável a vida no planeta”, destacou.

A consulta pública quer identificar ações e práticas de sustentabilidade que já vêm sendo feitas na UFPel, muitas delas individualmente por alunos, professores e técnicos.

Além disso, é um espaço para que cada um possa dar a sua ideia de como a UFPel pode ser mais sustentável. “Entendemos o Plano como um grande processo colaborativo. A criatividade e a participação da comunidade acadêmica na consulta pública farão com que o Plano nasça já com sentido de envolvimento”, explica.

Participe
Para participar da consulta pública sobre o PLS, basta clicar aqui. O prazo vai até o dia 20 de agosto.

Para saber mais sobre o que é um PLS, veja o site do Plano de Logística Sustentável da UFPel.

Publicado em 28/07/2017, na categoria Manchete.