UFPel tem grid OpenSimulator, conjunto de mundos virtuais para uso em educação

Está online, em caráter experimental, o VGRID, um grid OpenSimulator cuja disponibilização para a comunidade da UFPel é resultado do projeto de pesquisa “V-GRAD – Virtualidade aplicada à educação e Geração de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design”, coordenado pelo professor Carlos Campani, do Instituto de Física e Matemática (IFM).

A implantação do VGRID contou com o apoio do Projeto “Aplicação de modelos lineares misto com informação genômica no melhoramento genético”, coordenado pelo professor Willian Silva Barros, e do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do CTI da UFPel.

Um grid é um conjunto de regiões, cada qual formada por um terreno, objetos e avatares, constituindo-se, cada grid, em um mundo virtual 3D. A totalidade dos mundos virtuais, conectados entre si e compartilhados por avatares, formam o que se chama de Metaverse. Nos últimos anos surgiram padrões para a troca de informações em mundos virtuais (MPEG-V, ISO/IEC 23005) e disseminaram-se sistemas e aplicações que implementam mundos virtuais 3D, numa iniciativa para converter a rede mundial de computadores de 2D para 3D.

Desde 2007, o projeto OpenSimulator desenvolve um servidor de mundos virtuais 3D fonte aberto, multi-usuário e multiplataforma. O ambiente virtual gerado pelo OpenSimulator é dinâmico, programável e persistente. Diversas universidades já contam com grids OpenSimulator, como é o caso das universidades de Oxford, Califórnia, Cincinnati, Edinburgh, e agora também a UFPel.

O Projeto V-GRAD pretende explorar as aplicações educacionais dos mundos virtuais 3D e conta com uma equipe interdisciplinar, com integrantes da UFPel e do IFSUL. A formação da equipe é a seguinte: Adriane Borda Almeida da Silva (FAURB); Ana Cristina Rodrigues da Silva (IFSUL Pelotas); Carlos Antônio Pereira Campani (IFM); Felipe Etchegaray Heidrich (FAURB); Javier Eduardo Silveira Luzardo (CIM); Maria Simone Debacco (FaE); Rosaria Ilgenfritz Sperotto (FaE); e Tatiana Aires Tavares (CDTec).

A pesquisa sendo desenvolvida no Projeto V-GRAD foca na gênese e validação de um ambiente virtual 3D acadêmico para aplicações educacionais, nas metodologias educacionais que exploram as potencialidades do mundo virtual 3D e o estudo sobre a dinâmica de trabalho e aprendizado colaborativo em mundos virtuais.

Esta é a primeira iniciativa na UFPel para desenvolver atividades acadêmicas no Metaverse, e já estão programadas mostras artísticas e científicas dentro do ambiente. Está planejada a construção de um planetário virtual, assim como a execução de aulas de línguas estrangeiras (espanhol), design e projeto arquitetônico usando-se o VGRID.

O protótipo do ambiente virtual 3D possui três regiões: 1. Campus Virtual – onde podem ser encontrados espaços para mostras, eventos e aulas; 2. Pelotas Virtual – uma região a ser usada para exposição de modelos 3D, desenvolvidos pelos professores e alunos da FAURB, modelando a arquitetura histórica de Pelotas; e 3. Criativa – uma região para ser usada para atividades diversas. No total, o protótipo fornece mais de 39 hectares de terreno virtual para as atividades do projeto. Junto com o lançamento do protótipo do ambiente, estão sendo lançadas duas mostras: “O universo naïf de Manoel Soares Magalhães”, com telas do jornalista, escritor e pintor Manoel Soares Magalhães, coordenada por Juliana Angeli, diretora do MALG; e “De Galileu ao Hubble: a evolução das imagens na astronomia”, coordenada por Virgínia Alves, do IFM.

O VGRID está conectado, por meio do protocolo Hypergrid, a um conjunto de cerca de 320 grids OpenSimulator de universidades e empresas privadas, e o grid público OSGRID, com abrangência internacional e com um público potencial de milhares de visitantes.

O endereço Hypergrid do VGRID é: vgrid.ufpel.edu.br:9000:Campus Virtual.

O VGRID está aberto à visitação. Para visitá-lo, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel.

Instruções detalhadas para criar uma conta no OSGRID: instalar o programa cliente Firestorm (exige computador com aceleração gráfica), logar-se na conta do OSGRID e teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas aqui: https://www.slideshare.net/campani/manual-de-uso-para-o-osgrid Página do Projeto V-GRAD: http://wp.ufpel.edu.br/vgrad Blog do Projeto V-GRAD: http://v-grad.blogspot.com.br/ .

Publicado em 21/07/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.