Início do conteúdo

José Pacheco, da Escola da Ponte, conversa na UFPel sobre Educação

O idealizador da Escola da Ponte, experiência inovadora em Educação realizada em Portugal, José Pacheco, esteve na UFPel na tarde desta quarta-feira (19), conversando com professores, membros da Gestão Central e autoridades da Prefeitura de Pelotas sobre os processos educacionais e a proposta da Universidade de construir um projeto de Escola Parceira, com uma escola municipal.

Autor de dezenas de livros sobre Educação e há mais de dez anos no Brasil, Pacheco, que é português, preferiu responder perguntas do que simplesmente palestrar. E nesta condição respondeu a questões que o levaram a afirmar, entre outras coisas, que o ideal é não tomar exemplos de escolas do Norte como modelos, “mas fazer a partir daquilo que somos, mostrar nossas potencialidades e possibilidades, a partir das práticas locais de cada escola”.

Para Pacheco, há um potencial inovador nas escolas do Sul que tem de ser levado em conta e aproveitado. Ele diz que não há dificuldades de aprendizagem, mas de ensino.

A UFPel trouxe o professor em função do projeto da Universidade da Escola Parceira, que deve ser levado adiante com a Escola Municipal Deogar Soares. O projeto, que antes era de uma Escola de Aplicação, trocou de nome, não por acaso, mas para que possa reinventar uma escola possível, em parceria com a comunidade.

Publicado em 19/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.