Início do conteúdo

Programação do Cine UFPel – De 20 a 22 de julho

Quinta-feira, 20/07 às 19h – Reprise
Longa: Martírio
Dir.: Vincent Carelli
(BRA, Doc, 2016, 2h42)
Sinopse: O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
Classificação: 14 anos
 
 
Sexta-feira, 21/07 às 19h – Estreia com debate
 
Curta: O Teto Sobre Nós
 
Dir.: Bruno Carboni
(BRA, 2015, 20min)
Sinopse: Ocupantes de um prédio abandonado recebem um aviso que eles podem ser despejados a qualquer momento. Enquanto Anna tenta lidar com a notícia, ela se depara com um misterioso homem deitado em sua cama.
 
Longa: Era o Hotel Cambridge
 
Dir.: Eliane Caffé
(BRA, Fic/Doc, 2016, 1h30)
Sinopse: O filme nos mostra a situação incomum dos desabrigados e refugiados que se espremem em um prédio abandonado no centro de São Paulo, no Brasil.
A tensão diária causada pela ameaça de despejo revela os dramas, as alegrias e os diferentes pontos de vista dos invasores.
Classificação: 12anos
Sábado, 22/07 às 15:30 – Cineclube Zero Quatro

Curta:
Exploda Minha Cidade
Dir.: Chantal Akerman
(Fic, 1968, 11min)
Sinopse: Primeiro curta de Chantal Akerman, realizado quando ela tinha 18 anos. Nele, a diretora faz o papel de uma jovem em seu apartamento, utilizando objetos e o próprio corpo como material expressivo, num trabalho próximo às performances dos finais dos anos 1970.
 
Longa: Cléo das 5 às 7
 
Dir.: Agnès Varda
(FRA, Fic, 1962, 1h30)
Sinopse: Agnès Varda, uma visionária da “new wave” francesa, capturou a atmosfera de Paris dos anos 60, mostrando os questionamentos de uma mulher solteira enquanto espera o resultado de uma biopsia. Uma crônica de duas horas cruciais na vida de uma mulher. Cléo das 5 as 7, mostra uma mistura profunda de realidade com sofrimento.
Com trilha sonora de Michel Legrand (Guarda-chuvas de Cherbourg), uma obra prima fantástica que inspirou Legrand, Jean-Luc Godard e Anna Karina.
Classificação: 14 anos
Publicado em 17/07/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.