Início do conteúdo

Novos microscópios beneficiam ensino e pesquisa em Engenharias

Os cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da UFPel receberam, em julho, 12 microscópios petrográficos e 25 estereomicroscópios, que foram montados e disponibilizados para aulas de graduação e também pesquisas.

A verba de R$ 400 mil para esta aquisição foi conseguida pela professora Ana Karina Scomazzon, do Centro de Engenharias da Universidade, com a deputada Manuela d’Ávila, em março de 2014, quando a parlamentar detinha mandato federal. Os recursos foram liberados através de emenda orçamentária. Os procedimentos para viabilizar a seleção e compra do material foram realizados pelo professor Luiz Henrique Ronchi.

Conforme o professor Ronchi, o microscópio petrográfico é útil para estudar minerais e rochas em lâminas delgadas, com espessura padrão de 0,03mm, usando aumentos de até 400 vezes. “Nesse caso a maioria dos minerais são transparentes e a interação dos cristais com a luz produz, entre outros fenômenos interessantes, cores diversificadas, que permitem identificar os minerais e suas morfologias. Por outro lado, o estereomicroscópio ou lupa binocular serve para estudar minerais e rochas em amostras de mão, sem preparação prévia alguma, como exigido pelo microscópio petrográfico. Nesse caso é possível descrever as relações mais amplas dos minerais e rochas em aumentos menores do que 180 vezes”, explicou o docente.

Ele afirma que o estudo conjunto, utilizando esses dois equipamentos, permite caracterizar estruturas e texturas, assim como a composição mineralógica e classificação das rochas, o que por sua vez leva à construção de modelos geológicos. “Tal modelamento descreve a origem e evolução das rochas e ajuda a determinar a possibilidade de formação ou não de recursos minerais, por exemplo, metálicos (ouro, prata, chumbo, zinco, cobre entre outros) ou energéticos (urânio, carvão e petróleo). Modelo Geológico pode ser muito importante na prospecção e exploração de depósitos minerais e é certamente essencial para a formação dos nossos alunos”, ensinou o professor.

As oito disciplinas que usam os microscópios são Cristalografia, Mineralogia, Petrologia Ígnea, Petrologia Metamórfica, Petrologia Sedimentar, Depósitos Minerais, Mapeamento Geológico e Trabalho de Conclusão de Curso. Os equipamentos são úteis em projetos de pesquisa nas áreas dessas disciplinas.

O professor Ronchi destaca os apoios constantes do Setor de Compras da UFPel e do servidor técnico-administrativo Ricardo Arduin, na aquisição dos equipamentos.

Publicado em 17/07/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.