Governança do HE busca recursos para concluir obras do novo hospital

Durante o 3º Encontro Nacional dos Superintendentes da Rede Ebserh, encerrado na última sexta-feira (7), em Brasília, os gestores dos 39 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) definiram diretrizes para atividades importantes a serem realizadas no próximo semestre. A discussão culminou em um cronograma, além de um conjunto de ações, para intensificar e acelerar a entrega de obras em todo o país nos próximos meses, incluindo o novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel).

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estava presente e debateu com os superintendentes dos hospitais filiados à Ebserh temas como financiamento da saúde no país, reestruturação dos hospitais universitários federais, contratualização das unidades com os gestores locais de saúde para atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “No Brasil, o modelo de saúde que temos é de financiar doença e não de financiar saúde. Então, não adianta insistirmos nesse processo. Temos de ter coragem para mudar, para fazer coisas novas, de avançar e repensar o modelo”, declarou.

O ministro também ouviu as demandas dos superintendentes, momento em que se comprometeu a atender às reivindicações dos hospitais de Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Maceió (AL) e Uberaba (MG), para receberem aceleradores lineares, um tipo de dispositivo utilizado para radioterapia, desde que já cumpram exigências técnicas necessárias para a instalação dos aparelhos. “Se o bunker [local especial para receber o equipamento] estiver pronto, é só nos solicitar [formalmente], que em 90 dias você vão receber os equipamentos”, afirmou o Barros, ressaltando que os hospitais receberão visitas técnicas para essas avaliações.

Na mesma semana, na quinta-feira (6), o Gerente Administrativo do HE, Mateus Santin, e a Gerente de Ensino e Pesquisa, Samanta Madruga, estiveram em visita ao gabinete da senadora Ana Amélia Lemos para pedir apoio à conclusão das obras do novo hospital.

Na segunda-feira (10), Santin foi a Porto Alegre, junto da Chefe da Unidade de Radioterapia do hospital, Cláudia Pizarro, para apresentar os projetos do novo hospital – com destaque para o bloco 3 da Oncologia – ao deputado estadual Giovani Cherini e pedir apoio da Bancada Gaúcha com emendas para 2018.

Para a superintendente do HE, Vera Silveira, todos os esforços que vêm sendo feitos pela Governança são fundamentais para viabilizar a conclusão das obras do novo hospital. “O bloco 3 está com 45% da obra executada e não podemos deixar que ela pare. O país está em crise, mas sabemos o quanto essa obra vai impactar na saúde da população de Pelotas e região”, reforçou.

Publicado em 13/07/2017, na categoria Notícias.