PRG realiza 1º Encontro Formativo para Coordenadores

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) realizou, na tarde desta segunda-feira (26), no auditório do Centro de Artes, o 1º Encontro Formativo para Coordenadores de Cursos de Graduação. A atividade inaugurou as ações de articulação e acompanhamento propostas pelo Núcleo de Articulação de Coordenadores de Cursos de Graduação (Nuac), da PRG, e, ao mesmo tempo, deu início aos Ciclos de Debates para Atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel.

A abertura ficou a cargo do vice-reitor, professor Luís Isaías Centeno do Amaral, abordando o tema Coordenação de Cursos de Graduação: Autonomia e Responsabilidades na Relação com a Estrutura Institucional.

Em sua fala, o vice-reitor disse que o objetivo era discutir a relação das coordenações da com as instâncias superiores da Instituição. “A ideia é conversar um pouco sobre a autonomia docente, no sentido de entender o que pode ser resolvido, pois há uma necessidade de se fazer uma discussão mais ampla, promover o debate”, observou.

Para Luís Amaral, embora soe paternalista, o coordenador do curso deve trabalhar sempre para que haja maior permanência do estudante no curso e menor retenção e evasão. “Toda pessoa que assume a coordenação do curso deve ter em mente que a prioridade é cuidar dos alunos”, assinalou.

O vice-reitor abordou, ainda, tópicos sobre o Regimento da Universidade, a respeito das funções do coordenador, que seriam cumprir o projeto pedagógico do curso, assegurar o seu funcionamento e mediar conflitos, entre outras.

Projeto Pedagógico

Na palestra da professora Maria Isabel da Cunha, inaugurando os “Ciclos de Debates para Atualização do PPI da UFPel”, foram abordados alguns fatores históricos, como a Reforma Universitária de 1968, que constituíram a educação no Brasil da maneira que se delineia hoje. Ela trouxe uma perspectiva mais pedagógica do que administrativa, que complementou a fala do vice-reitor.

“As práticas pedagógicas devem visar a inclusão de todos, pois há, sobretudo, um compromisso político. Devemos encontrar outras alternativas e trabalhar em conjunto ou lidaremos com o ostracismo”, alertou a professora Mabel.

Durante o evento, foi lançado o livro “Democratização e Internacionalização – Uma Tensão na Qualidade da Educação Superior?”, de organização da professora Maria Isabel. A obra reúne artigos elaborados pelo grupo de pesquisa em qualidade do ensino nas universidades e diz que há dois discursos em voga: democratização e internacionalização. A pergunta que o livro coloca é se esses discursos se excluem ou se podem dialogar.

Maria Isabel atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel e tem experiência em educação superior, formação de professores, pedagogia e docência universitária.

Além dos coordenadores dos cursos de graduação, participaram diretores das unidades acadêmicas e coordenadores de programas de pós-graduação.

Segundo Encontro

O 2º Encontro Formativo já tem data marcada, será no dia 13 de julho, também à tarde, em local a confirmar. A convidada será a professora Maria Beatriz Luce, da Faculdade de Educação da UFRGS.  A ideia é continuar a reflexão com os coordenadores sobre o PPI. O evento também contará com a participação de um representante da Gestão Central, como ocorreu neste primeiro encontro.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nuac.ufpel@gmail.com.

Publicado em 27/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.