Projeto de Gráfica Digital faz ação na Escola Ferreira Viana

O projeto Oficinas de Ensino e Aprendizagem de Gráfica Digital realizou uma ação de extensão experimental, no dia 22 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Viana. O objetivo foi compreender o potencial dos conteúdos das disciplinas de Geometria Gráfica e Digital 1 e 2, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel.

A ação compreendeu todo o segundo semestre letivo de 2016, tendo sido incorporada às atividades de mobilização e difusão do movimento de greve das universidades federais ocorrida no final de ano. O trabalho foi intitulado “Meu primeiro cliente, meu primeiro projeto”.

Cada estudante projetou e produziu, pela  técnica de fabricação digital, um chaveiro para um estudante da escola ou para um funcionário da Faculdade. O processo envolveu exercícios de identificação de lógicas geométricas que explicam estratégias compositivas de projetos de referência; a aplicação dos princípios encontrados; a compreensão das possibilidades de materialização do projeto pelas técnicas empregadas. Além da carga horária das disciplinas, foram oferecidas oficinas de capacitação para o desenvolvimento dos projetos pelos meios digitais de representação e para o uso das tecnologias de corte a laser.

Os estudantes da FAUrb entrevistaram os alunos da escola como uma iniciação ao processo de compreender a relação interpessoal, buscando perceber o perfil, preferências e identidades dos clientes, para que pudessem se identificar com o conceito, forma e cor dos chaveiros.

Os conteúdos trabalhados para o desenvolvimento das formas bidimensionais das figuras dos chaveiros referem-se à geometria plana, apropriados para a técnica de corte a laser, e para o projeto das embalagens, à geometria espacial, especialmente o estudo da planificação de superfícies poliédricas para também empregar a mesma tecnologia de execução, explicou a professora Adriane Borda, coordenadora do projeto.

Os materiais empregados foram o MDF, para os testes do corte a laser, e o acrílico para o formato final dos chaveiros e o papel, para as embalagens. O processo foi registrado em um folder constituído de cartões postais, formato de entrega dos trabalhos para a disciplina e para cada um dos estudantes da escola. A frente do cartão contém um mosaico de fotografias que contam recortes do processo, desde a foto do futuro arquiteto e do cliente, o registro do momento do corte a laser, as fotos do resultado final do chaveiro e embalagem. No verso do cartão a história gráfica do desenvolvimento da forma, desde a etapa de análise do referencial adotado até a organização geométrica da forma em seus aspectos compositivos, estéticos e adequados para a técnica de corte a laser.

Os estudantes da escola visitaram o Laboratório do Grupo de Estudos de Ensino Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi) para conhecer as técnicas de fabricação digital. Naquele momento, cada um recebeu um chaveiro relativo ao emblema da Escola, que serviu de exemplo para o exercício, projetado previamente por um dos estudantes de GGD1 e 2, Marcelo Lopes Barra, e pela professora Adriane Borda.

As disciplinas contam também com a ação dos professores Cristiane Nunes e José Abraão. O uso das tecnologias de Fabricação Digital tiveram a colaboração de bolsistas de pesquisa, ensino e extensão do Gegradi e os resultados incrementam a produção do Projeto Acorda (Análise e Construção de Referenciais Didáticos para Arquitetura), financiado pelo CNPq, e a do projeto de extensão Oficinas.

“Como docente, percebi um envolvimento dos alunos muito mais intenso e com mais motivação e responsabilidade em aprender e atingir um bom resultado. E, foi muito gratificante ver a curiosidade dos estudantes da escola com as tecnologias, com a compreensão do processo de projeto e com a felicidade em receberem os seus projetos. Foi muito emocionante. Ao final expressaram a expectativa de continuidade do projeto para dar oportunidade aos demais vivenciarem a mesma experiência”, contou a professora Adriane.

Foram envolvidas duas turmas de alunos, incluindo 34 estudantes da Escola.

Publicado em 26/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.