Início do conteúdo

Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal recebe grupo da UFPel

Um grupo do curso do curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve conhecendo o trabalho do Serviço de Perícias de Laboratório de Balística (SEPLAB) no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal de Brasília.

O SEPLAB é o único laboratório no país e da América Latina com acreditação em análises forenses, pois apresenta a certificação da norma internacional ISO/IEC 17025:2005 pelo organismo acreditador americano FQS, membro do ANSI-ASQ (National Accreditation Board) nos Estados Unidos.

O convite de visita foi feito durante a participação de alunas e da professora Clarissa Marques Moreira dos Santos no 5º Encontro Nacional de Química Forense (ENQFOR) e da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses em Ribeirão Preto, São Paulo, em setembro do ano passado.

A visita ao SEPLAB, no dia 22 de maio deste ano, teve o papel de colocar os alunos do curso de Química Forense em contato com os peritos criminais. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de obter conhecimento dos protocolos de análises e desenvolvimento de metodologias analíticas, conhecendo os setores dos laboratórios pertencentes ao SEPLAB e as técnicas instrumentais utilizadas para análise de diversos casos criminais de investigação forense do país. “O contato com o INC foi bastante interessante para divulgação do curso de Química Forense no desenvolvimento e crescimento através de colaboração em pesquisa e estágios”, observou a professora Clarissa.

Publicado em 26/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.