Corredor Arte do HE mostra fotos Pelotas: Memórias Afetivas, de Gustavo Mansur

O Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) recebe a exposição “Pelotas: Memórias Afetivas”, de Gustavo Mansur, no período de 23 de junho a 13 de julho. O conjunto de 17 fotografias traz imagens da cidade de Pelotas e presta homenagem ao aniversário da cidade, que completa 205 anos no dia 7 de julho.

Nascido em Bagé, Gustavo Mansur passou a infância e a adolescência entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, mas foi somente mais tarde, ao se mudar para Pelotas, que a fotografia entrou em sua vida. O autor afirma que aprendeu a fotografar percorrendo a cidade com a câmera em mãos e também pesquisando em sites, livros e revistas especializadas. Durante o curso de jornalismo aprofundou o aprendizado da fotografia, sua história e implicações filosóficas. “Certamente a influência desta cidade de abismo horizontal moldou meu olhar, seja pelo imaginário histórico de seus casarões, seja pela atmosfera insistentemente úmida e vaporosa que envolve suas paisagens. Foi dessa conjunção poética que nasceu minha paixão pela imagem, pela eterna busca do momento único”, comentou.

Ao longo da sua trajetória, Gustavo já acompanhou campanhas eleitorais, protestos, manifestações e eventos sociais. Além disso, foi fotógrafo estagiário do jornal Diário Popular e também atuou em estúdio fotográfico. Atualmente, trabalha como fotógrafo na assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Pelotas e como cinegrafista e editor de imagens na TV UCPel. Paralelamente, desenvolve trabalhos autorais e também fotografia de eventos e ensaios.

As peças podem ser adquiridas na Ouvidoria do HE, localizada ao lado da exposição. Os valores variam entre R$ 30 e R$ 50. A visitação ocorre diariamente, das 7h às 22h. O HE fica na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 26/06/2017, na categoria Notícias.