Curso reúne participantes em torno da complexidade da docência no ensino superior

Professores efetivos, substitutos e até acadêmicos em estágio docente participaram, nesta semana, de um espaço de compartilhamento e reflexão sobre a prática docente: o curso “Complexidade da Docência no Ensino Superior”. Vinculado à proposta da Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o encontro foi realizado durante cinco dias e abordou diversos aspectos desse desafio.

Para a professora Roxana Cardozo, da Faculdade de Enfermagem, o curso conseguiu proporcionar um compartilhamento de conhecimentos, experiências, possibilidades e alternativas para os docentes. “São aspectos que se fazem importantes para o nosso cotidiano docente. Conseguimos nos instrumentalizar em termos teóricos e operacionais para resolver desafios do dia a dia da sala de aula e de todos os espaços de aprendizagem”, opinou.

Docente do Centro de Artes, curso de Dança – Licenciatura, a professora Flávia Nascimento pontuou que o encontro foi significativo para repensar a prática docente. “Desde que entrei na UFPel sentia necessidade de compartilhar e conhecer os colegas. Que a gente sempre tenha abertura para pensar o que temos feito em termos de ensino”, destacou.

A ministrante do curso foi a pró-reitora de Graduação, Maria de Fátima Cóssio. Ela abordou assuntos como aprendizagem significativa, avaliação, estratégias de ensino, metodologia e educação vinculada à esfera pública.

Para a coordenadora do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), Larissa Patron, o curso teve grande acolhida e foi proposto com a ideia de multiplicação, para transformação do espaço docente e a reflexão sobre a Pedagogia Universitária com todos os implicados no processo.

Marque na agenda
A PRG está com uma série de atividades programadas até dezembro. A próxima será a mesa-redonda “As Dimensões Formativas de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Docente no Ensino da Graduação e da Pós-Graduação”, no dia 12 de julho, às 8h30min, no Auditório da Reitoria. Os debatedores serão os pró-reitores de Graduação, Maria de Fátima Cóssio, de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, e Extensão, Francisca Michelon. As inscrições já encerraram, mas é possível contatar a PRG para averiguar a possibilidade de participação.

Publicado em 23/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.