Início do conteúdo

Veterinária promove ciclo de palestras sobre doença provocada pelo “verme gigante do rim”

Integrantes do projeto Dioctophyma Renale em Cães e Gatos (PRODIC) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizam, de 3 a 6 de julho, o 1º Ciclo de Palestras Dioctofimatose em Foco. O encontro será no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, das 12h30min às 13h30min.

A dioctofimatose é uma doença causa por um verme, o Dioctophyme renale, que também é conhecido como “verme gigante do rim”. Ele pode ter até um metro de comprimento e o local mais comum que costuma afetar é o rim. Como o verme é muito grande, pode destruir completamente o órgão.

Conforme a organização do evento, trata-se de uma doença que merece atenção porque, além de estar sendo cada vez mais diagnosticada na região de Pelotas, é uma zoonose – isso significa que a doença também afeta os humanos. A contaminação não acontece por contato com os animais, mas sim por ingestão de água contaminada ou de carne crua de peixes ou rãs.

Todos esses tópicos vão ser abordados nas palestras, focando na biologia do parasito, no diagnóstico e tratamento. Segundo os organizadores, tanto para a comunidade quanto para os profissionais da Veterinária ainda há muito desconhecimento sobre diversos fatores relacionados à doença, o que motivou a realização do Ciclo.

A atividade terá, também, um fim beneficente: parte da verba arrecadada irá para o custeio do tratamento de pacientes sem condições de fazer a cirurgia, por serem de rua ou oriundos de famílias em vulnerabilidade social.

Veja o evento no Facebook e saiba mais sobre o projeto aqui.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho no saguão da Faculdade de Veterinária, no Campus Capão do Leão, no horário do meio-dia.

Publicado em 20/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.