UFPel apresenta show e documentário com Nivaldo José

Alunos do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem, no dia 28 de junho, show e exibição de documentário sobre a emocionante trajetória de vida do músico paulista Nivaldo José. Cantor e violonista, 58 anos, Nivaldo desenvolveu uma intensa trajetória musical. Desde muito jovem se apaixonou pelo violão clássico, instrumento que divulga com paixão e maestria, ultrapassando os limites da deficiência visual.

Durante o evento, além da exibição do documentário “A Vida Tocando”, que narra a trajetória artística do violonista, haverá show e lançamento de CD do músico. As atividades começam às 19h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65). A entrada é franca.

O documentário
A VIDA TOCANDO. Documentário, 25min – Brasil, 2016.
Direção: Marco Antonio Saretta Poglia e Vinicius Correa

O curta narra a trajetória artística do violonista Nivaldo José. Natural de Barretos (SP), Nivaldo encontra-se radicado em Porto Alegre desde 1990. Começou a tocar violão aos 13 anos de idade. Aos 20, descobriu-se vítima de retinose, doença que lhe ocultaria gradativamente a visão ao longo da década seguinte. “A Vida Tocando” compreende uma narrativa biográfica em primeira pessoa, onde a deficiência visual emerge no cotidiano do personagem a partir de uma positividade discursiva, expressa através das formas criativas que encontrou para reinventar-se como violonista. “A Vida Tocando” é um filme independente e contou com financiamento coletivo através do site Catarse. Veja o teaser aqui.

O show
SHOW NIVALDO JOSÉ. 30 min.
Cantor e violonista, 58 anos, Nivaldo desenvolveu uma intensa trajetória musical marcada por histórias inusitadas de encontros com grandes nomes do violão brasileiro, como Dilermando Reis, Baden-Powell, Paulinho Nogueira, Edson Lopes e o cantor Nelson Gonçalves. Desde muito jovem se apaixonou pelo violão clássico, instrumento que divulga com paixão e maestria, ultrapassando os limites da deficiência visual. Em Porto Alegre, cidade onde reside, Nivaldo mantém frequentes apresentações como solista, cantor e acompanhador, demonstrando sua enorme versatilidade. Gravou dois discos: “Espia só…”, em duo com Márcio de Souza (2003), quando recebeu o Prêmio Açorianos, e “Prá matar a saudade” (2015), em que gravou seus compositores preferidos de choro e seresta. Além de diversas incursões como artista convidado e participações em projetos culturais, Nivaldo tornou-se conhecido pelas suas atuações na boemia porto-alegrense nas rodas de choro e MPB.

Serviço:
O quê? Exibição de documentário, show e lançamento de CD do músico paulista Nivaldo José (voz e violão).
Quando: 28/06 (quarta-feira), às 19h30min
Onde: Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65 – Porto). Entrada franca.

Idealização e Produção: Turma de Produção Cultural – Alunos do Centro de Artes UFPel
Coordenação: Professor Márcio de Souza
Apoio: Centro de Artes e Sociedade Amigos do Conservatório de Música

Publicado em 20/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.