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Artigo de pesquisadora da Esef é apontado entre os mais importantes da década

O artigo Feedback After Good Trials Enhances Learning, de autoria das professoras Suzete Chiviacowsky, da Esef (Escola Superior de Educação Física) da UFPel, e Gabriele Wulf, da UNLV -University of Nevada, Las Vegas, Estados Unidos, publicado na revista Research Quarterly for Exercise and Sport, em 2007, foi apontado como um dos mais importantes a influenciar a área da Aprendizagem e Controle Motor na última década.

O destaque foi dado durante o encontro da North American Society for Psychology of Sport and Physical Activity (Sociedade Norte-americana de Psicologia do Esporte e da Atividade Física), que ocorreu de 4 a 7 de junho, em San Diego, Califórnia. Foi o encontro de número 50 da Sociedade. Em função desta marca, em um dos simpósios, retrospectivas históricas foram feitas nas três diferentes áreas contempladas pela sociedade, Aprendizagem e Controle Motor, Desenvolvimento Motor e Psicologia do Esporte e do Exercício. Nesta etapa do encontro o artigo da professora da Esef ganhou o destaque.

Conforme a professora Suzete, a pesquisa faz parte de uma série de estudos que vem sendo realizados no Laboratório de Comportamento Motor (Lacom) da Esef, contando com a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado e tratando principalmente de fatores motivacionais que afetam a Aprendizagem Motora.

“Apesar de utilizar um delineamento simples, o estudo foi o primeiro a demonstrar diretamente a importância motivacional do Feedback, considerado um dos mais importantes fatores que afetam a aprendizagem motora, enquanto outras pesquisas seguiam as teorias vigentes da época, que indicavam apenas a importância informacional do mesmo. Mais especificamente, mostramos que fornecer feedback após as tentativas mais eficientes de prática leva a maior aprendizagem de habilidades motoras em comparação a fornecer feedback após as piores tentativas de prática (o que era indicado como mais apropriado pelas teorias de aprendizagem motora)”, explica a pesquisadora da UFPel.

Os resultados do estudo foram replicados e generalizados em outras populações e citados diversas vezes na literatura, não só relacionada à aprendizagem e desempenho de habilidades ligadas à Educação Física, Esporte e Dança, mas também à Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Música, Computação, Matemática, Administração, entre outras áreas, contou a professora da Esef.

Saiba mais sobre a conferência realizada nos Estados Unidos em http://naspspa.com/ .

Leia o artigo em 2007 RQES 78 1 Chiviacowsky & Wulf new version  .

Publicado em 14/06/2017, na categoria Notícias.