Início do conteúdo

Ser pesquisador é ter necessidade de saber, diz Fernando Barros

Em sua fala na Aula Inaugural da Faculdade de Medicina da UFPel, no fim da tarde da terça-feira (23), no auditório da unidade, o professor Fernando Barros, da área de Epidemiologia, deixou bem claro que pessoas que fazem pesquisa são apaixonadas, têm curiosidade de saber como as coisas funcionam e, sobretudo, têm necessidade de saber, de conhecer.

“Pesquisar é tentar estabelecer uma verdade usando um  método”, ensinou o docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, para um público jovem, formado por estudantes da Faculdade.

Sem usar projeção de textos, falando de forma coloquial, informal e bem-humorada, Barros contou suas experiências de vida, motivos que o fizeram optar pela Medicina, pela Pediatria e depois pela pesquisa e relatou passagens de sua vida acadêmica na UFPel, desde o ingresso como professor até o trabalho na Epidemiologia.

Na abertura do evento, o diretor da Faculdade, Marcelo Capilheira, disse que deverá manter, e tornar uma tradição, a realização sempre da aula inaugural da unidade. Fizeram parte da mesa de abertura da aula, ainda, a vice-diretora da Faculdade, Celene da Silva, e a coordenadora de Ensino e Currículos da Pró-Reitoria de Graduação, Marcia Simch, representando a PRG no ato.

Publicado em 25/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.