UFPel adere ao Núcleo Regional dos ODS de Pelotas

Desde esta segunda-feira (22), a Universidade Federal de Pelotas faz parte do Núcleo Regional dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Pelotas. O Termo de Adesão foi entregue pelo reitor Pedro Curi Hallal à coordenação do Núcleo, durante reunião ocorrida no começo da tarde, no campus 2 do ICH da UFPel.

Os ODS fazem parte do PNUD, programa da ONU para o desenvolvimento presente em 193 países. Em Pelotas, o Núcleo atua nas áreas de igualdade de gênero, educação e saúde, havendo proposta para um grupo de trabalho em meio ambiente. Mesmo sendo uma ação global, as atividades dialogam e têm em vista as políticas locais.

Entre outras metas, os ODS contemplam a promoção dos Direitos Humanos, da Ética e da Transparência, como valores fundamentais para um mundo inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado.

Os representantes da UFPel no Núcleo serão Bruno Vieira, diretor da Agência da Lagoa Mirim, e Silvia Barcellos, da Coordenação para o Desenvolvimento e Inserção da Universidade.

O Núcleo, em 2017, atua na formação de multiplicadores, que capacitarão profissionais como os que trabalham nos CRAS (Centros de Assistência Social) da Prefeitura. A atuação em maior escala e diretamente na comunidade está planejada para 2018. O grupo do Núcleo conta com voluntários profissionais de diversas áreas.

O contato com o Núcleo pode ser feito pelo mail gtipelotas@gmail.com .

Publicado em 22/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.