Associação Amigos do Conservatório promove Recital de Violino e Piano

A Associação Amigos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta quinta-feira (25), o Recital de Violino e Piano “Sonatas (sonatinas) de Compositores Brasileiros”. O evento terá a apresentação das professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Yara Quércia, no violino, e Vera Vianna, ao piano. O Recital está marcado para as 20h, na Bibliotheca Pública Pelotense, com entrada franca.

A proposta desse recital emana do projeto de pesquisa da professora Yara Vieira, “Repertório brasileiro de sonatas para violino e piano: aspectos formadores da técnica violinística e da personalidade artística do intérprete”. O projeto tem dois objetivos: divulgar o repertório brasileiro para violino e piano e promover esse mesmo repertório como formador de habilidades interpretativas, técnicas e artísticas, indispensáveis aos estudantes de violino.

Em 2016, o Duo iniciou o estudo de sonatas e sonatinas com os compositores Henrique de Curitiba (Sonata 87) Guerra-Peixe (Sonata No. 2), Cláudio Santoro (Sonata No. 4) e Ernst Mahle (Sonatina 1974). O projeto encontra-se em andamento e esse é o segundo de uma série de recitais que deverão se estender para os próximos anos, sempre com a inclusão de novas obras e novos compositores.

Yara Quercia Vieira
É professora das disciplinas de violino e viola na UFSM desde 1997. Atualmente, tem o cargo de professora associada. Participou de diversos grupos de câmara da UFSM, tais como o Trio da UFSM, Trio Uirapuru e duo com a pianista Vera Vianna. Criou, juntamente com seus colegas da área de cordas da UFSM, a Orquestra de Cordas do Curso de Música da UFSM, composta por alunos e professores da instituição. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a construção da performance em violino e viola. Graduou-se em Música – Instrumentista pela UFMG (1983). Fez curso de mestrado em instrumento de arco na UFRJ (1992) e curso de doutorado (Doctor of Musical Arts – 1996) na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Estudou com Gabor Buza, Paulo Bosisio, Santino Parpinelli e Leopold La Fosse. Realizou curso de treinamento de professor Suzuki pela Preucil School (Iowa, EUA) e treinamento parcial de professor em Técnica Alexander pela “The Alexander Foundation” (Philadelphia, EUA). Participou de diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Kamerart, Brasil-Consort e La Fosse Baroque Ensemble (EUA).

Vera Portinho Vianna
É graduada em Música – Licenciatura Plena pela UFSM e Bacharelado em Piano pela Faculdade Wesleyan (Georgia, EUA). Realizou Mestrado em Piano Performance na Universidade do Tennessee (EUA-1992) onde obteve bolsa de estudos como pianista acompanhadora da classe de canto. Posteriormente recebeu bolsa de estudos da CAPES para realizar o curso de Doutorado em Pedagogia do Piano com concentração em Música Latino-Americana na Universidade Católica da América (Washington, EUA – 2003). Como pianista participou de vários festivais, destacando o 5º Festival Internacional de Música de Câmara Maestro Dante Valledor em Resistência, Argentina e o Amalfi Coast Music Festival em Vietri sul Mare, Itália onde participou de recital em comemoração aos 500 anos do Brasil. Em 2013 participou do 1º Simpósio de Piano de Londres e do PERFORMA em Porto Alegre apresentando trabalho sobre os pianistas brasileiros Sá Pereira e Magda Tagliaferro. É professora de piano no curso de Bacharelado em Música da UFSM, onde mantém atividade camerística com seus colegas e desenvolve projetos de extensão, sendo desde 2011 a coordenadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM.

Ernst Mahle (1922)
Sonatina (1974) para violino e piano
1. Allegro
2. Andante
3. Moderato
Cláudio Santoro (1919-1989) Sonata No. 4 para violino e piano
1. Allegro
2. Lento
3. Allegro
Paulo Florence (1864-1949)
Sonata-Fantasia para piano e violino
Henrique de Curitiba (1934-2008)
Sonata 87
1. Allegro – de batuque
2. Lento e cantabile – de toada
3. Vivace – de xaxado

Publicado em 22/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.