Início do conteúdo

Ações levam planejamento às unidades

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel deu início nesta semana a uma série de atividades que pretendem levar o debate sobre o planejamento da Universidade às diversas unidades administrativas e acadêmicas. Através do evento “O planejamento universitário está aqui”, a equipe da Proplan busca sensibilizar os servidores à participação nos processos de elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs) e do Plano Diretor da Universidade.

De acordo com o coordenador para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial da Proplan, Pedro Luís Sanches, o evento pretende descentralizar o planejamento da UFPel a partir dessas duas instâncias: os planos das unidades e o plano diretor. “Os PDUs vão ser construídos coletivamente, a partir da participação da comunidade”, diz Sanches. Organizada em formato de feira, e não apenas de uma apresentação, a atividade está buscando sensibilizar os servidores para a elaboração dos documentos.

Dentro da programação das intervenções, destacam-se dois momentos. O primeiro é uma explanação sobre os cronogramas de realização do PDU e um detalhamento de como ele deve ser realizado pelas unidades específicas. Logo em seguida, parte-se para uma atividade lúdica, mas que de forma alguma tem seu objetivo técnico excluído: uma leitura comunitária dos espaços; no caso do Campus Anglo, uma grande foto aérea do local serve para um debate coletivo de como deveriam ser ocupados os espaços. Ao mesmo tempo, questionários individuais e uma ferramenta digital também permitem uma avaliação desse uso.

A coordenadora de Desenvolvimento do Plano Diretor, Cíntia Essinger, destaca que tais consultas têm sido muito produtivas para o processo de elaboração do documento que regrará o desenvolvimento físico da UFPel. “A gente brinca um pouco, mas tem um caráter técnico mesmo assim”.

Etapas

No caso dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), já há um cronograma de realização de seus documentos finais. O prazo pensado para a aprovação e início de vigência é o mês de abril do próximo ano e sua validade se estenderá até a expiração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segundo Sanches, a ideia é que a experiência coletiva com a construção dos PDUs fomente a criação do próximo PDI da UFPel, como uma via de mão dupla, visto que os planos individuais de cada unidade estão sendo pensados pelo planejamento em vigor. “A ideia é fazer o caminho contrário”, explica.

Até o mês de agosto desse ano, as unidades deverão discutir a parte descritiva dos seus PDUs, para que, entre setembro e março de 2018, possa haver o processo de consulta pública e elaboração das proposições.

Já o Plano Diretor ainda não tem um prazo estipulado para sua elaboração e entrada em vigor, visto que ainda está na fase de diagnóstico, tanto técnico, realizado em escritório, quanto comunitário, como está sendo realizado no evento da Proplan. Após essa etapa, explica Cíntia, será feito o prognóstico e pensadas as alternativas, que serão levadas a consulta popular.

Programação

Até a próxima quinta-feira (25), “O planejamento universitário está aqui” estará centrado nas unidades acadêmicas e administrativas do Campus Anglo, como um evento-teste. A programação pode ser vista a seguir:

– Sexta-feira (19):

– manhã: Engenharia Hídrica e Engenharia de Materiais

– tarde: Pró-Reitorias de Ensino e de Assuntos Estudantis

– Segunda-feira (22)

– tarde: Gabinetes do Reitor e Vice-Reitor

– Quinta-feira (25)

– tarde e noite: Faculdade de Administração e Turismo

Os demais câmpus e unidades descentralizadas terão seus calendários divulgados em breve.

Publicado em 18/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.