Início do conteúdo

UFPel participa de encontro do INCT Forense em Porto Alegre

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das 19 Instituições de Ensino Superior do país a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Ciências Forenses. O Instituto é resultado de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no final de 2016, orçado em R$ 6 milhões e que engloba ações de ensino, pesquisa e extensão. Nos dias 19 e 21 de abril, em Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ocorreu o 1º Encontro de Trabalho, intitulado “Convergência”.

Participaram da reunião os professores coordenadores do projeto na UFPel, Cláudio Martin Pereira de Pereira, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, e Rafael Guerra Lund, da Faculdade de Odontologia. Estiveram presentes, ainda, professores e pesquisadores representantes das demais instituições envolvidas, peritos criminais e agentes das Polícias Federal e Civil.

A proposta da criação dos INCT é formar centros de excelência em Instituições de Ensino Superior que pesquisem assuntos considerados estratégicos para o desenvolvimento do país além de formarem recursos humanos qualificados nessas áreas.

O objetivo desse primeiro encontro foi discutir os planos de trabalho do grupo nas áreas de destaque do INCT Forense para estabelecer regras e protocolos nesses segmentos, nos quais ainda há uma lacuna grande de formação. Na ocasião, cada instituição apresentou os trabalhos já em desenvolvimento pelo INCT das Ciências Forenses.

A participação da UFPel no INCT está ligada à análise de agroquímicos – herbicidas e inseticidas, fraudes em alimentos e medicamentos, incluindo avaliações de falsificações e produtos provenientes de outros países, mapeamento de sua constituição e origem. Também estão no foco investigações sobre drogas ilegais e bebidas alcoólicas, criminalística e odontologia forense. O INCT, por ser um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, também tem como objetivo, dentro do seu plano de trabalho, a formação de mestres e doutores especialistas forenses e, para isso, conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, Odontologia e Biotecnologia da UFPel.

Dentro da programação do INCT Forense para a UFPel neste ano, já está programada a realização de um importante evento nacional de Ciências Forenses na Instituição, no período de 24 a 28 de julho.

Ciências Forenses

As Ciências Forenses são constituídas de um conjunto de áreas que se colocam a serviço de questões de interesse do sistema legal e judicial, relacionadas com a ocorrência de crimes e com a sua resolução. Podem ser definidas como as ciências naturais e matemáticas aplicadas na análise de vestígios, na produção de prova material, a fim de responder às demandas judiciais. Constituem-se de qualquer ciência empregada para responder a questionamentos dessa natureza.

No âmbito da Justiça e da Segurança Pública a prova material, isenta de subjetividade, exerce um papel de fundamental relevância. Os laudos devem orientar-se incessantemente pela cientificidade e objetividade, para poderem ser aceitos no Processo. O domínio dos aspectos técnicos relacionados à produção, análise e interpretação da prova material é de extrema importância para os profissionais envolvidos em todas as etapas.

Publicado em 26/04/2017, nas categorias Destaque, Notícias.