Frei David fala para estudantes nesta quarta, às 9h, no Cearte

O Frei David, uma das principais figuras do cenário nacional no debate sobre políticas de ações afirmativas para afrodescendentes nas universidades públicas, proferirá a aula inaugural da UFPel destinada aos estudantes quilombolas e indígenas, nesta quarta-feira (26), às 9h, no auditório 2 do Centro de Artes da Universidade. O evento, aberto a toda a comunidade, dá sequência e confirma o que já vem se tornando prática na Instituição, eventos específicos para os alunos indígenas e quilombolas.

E este fato foi destacado pelo Frei David, em encontro realizado na tarde desta terça-feira (25), na antiga AABB, com estudantes, professores e técnicos da UFPel e representantes da comunidade. “A UFPel é uma das poucas universidades no País que faz este tipo de recepção dirigida a indígenas e quilombolas”, frisou.

Na reunião da tarde desta terça, uma realização do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Frei, sempre em tom de conversa informal, e demonstrando extrema convicção em suas afirmações, disse que muitas das situações notadas nas comunidades negras, como os quilombos, têm origem no isolamento e na exclusão a que historicamente são submetidas, nos tempos de escravidão e depois. Para o Frei, fazer com que negros participem de eventos e encontros destinados a esta comunidade pode ser, na prática, difícil, pois a teoria do embranquecimento faz com que haja uma negação da negritude.

Lembrando passagens de sua vida, e as tomando como exemplos, o Frei falou sobre discriminação e opressão sofridas pelos negros, comportamento das comunidades afrodescendentes e cotas. Ele chamou a atenção, e demonstrou preocupação, com o fato de, no âmbito nacional, ainda há bolsas oferecidas pelo MEC a estudantes indígenas e quilombolas, no valor de R$ 900,00, que estão “sobrando”, ou seja, há alunos com direito ao benefício que ainda não o recebem, talvez por falta de uma divulgação maior. A UFPel oferece o benefício, pago com recursos do MEC, a todos seus alunos indígenas e quilombolas. A bolsa é uma categoria de benefício destinado a garantir a permanência dos acadêmicos na Universidade.

Quem é Frei David

David Raimundo dos Santos nascido em 17 de outubro de 1952, em Nanuque, Minas Gerais, é frade franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província da Imaculada Conceição do Brasil.
Ordenado Sacerdote em 16 de julho de 1983. Formação Superior em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, com Especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. É mestrando Teologia Litúrgica com ênfase em Inculturação pela mesma Faculdade.
Há mais de 20 anos, Frei David dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes, com participação em Congressos, Seminários e Encontros em todo Brasil sobre esse tema.
Atualmente tem se destacado como uma das principais figuras do cenário nacional no debate sobre Políticas de Ações Afirmativas para afrodescendentes nas Universidades Públicas. Destacou-se efetivamente na implantação e solidificação do sistema de Cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), o mesmo trabalho que trouxe para São Paulo e agora implanta nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Publicado em 25/04/2017, nas categorias Destaque, Notícias.