Começa mais um ano letivo

Corredores movimentados, salas de aula cheias. A Universidade Federal de Pelotas começou na segunda-feira (24) o primeiro semestre letivo de 2017. São cerca de 18 mil alunos de graduação e de pós-graduação que estão frequentando os seis campi da UFPel, em Pelotas e no Capão do Leão.

Por volta de 3,2 mil estudantes ingressam na Universidade neste primeiro semestre. Eles serão recepcionados na Calourada, que ocorre de 2 a 6 de maio, com atividades diversas. A Instituição possui cerca de 2,6 mil servidores, entre técnicos e docentes. O semestre acaba no dia 19 de agosto, com os exames indo até o dia 26 daquele mês.

Novatos

Dos ingressantes, pouco mais da metade é de Pelotas, mil são de outras cidades gaúchas e 500 de outros estados. Quanto ao gênero dos calouros, a divisão é bem equilibrada, com leve vantagem feminina.

Os calouros formam um grupo bastante jovem, com a maioria deles, cerca de 65 por cento, tendo até 21 anos. Um terço tem 18 anos ou menos. Pouco mais de 31 por cento dos calouros têm entre 19 e 21 anos e 35 por cento dos estudantes novatos têm mais de 21 anos.

Proibição

A UFPel está proibindo a aplicação de trotes, aos calouros da Instituição, que submetam estes alunos novos a situações constrangedoras ou vexatórias ou que representem algum tipo de violência física ou simbólica e exposição a riscos.

Conforme a Reitoria da Universidade, a recepção aos ingressantes, chamada de Calourada, será realizada na forma de acolhimento, demonstrando atitudes de civilidade e sentido de pertencimento à Instituição.

Com o objetivo de proibir os trotes violentos, a Reitoria está enviando um memorando circular às unidades acadêmicas e colegiados de cursos determinando que seja implantada a medida, alicerçada em considerações como a necessidade de conter a violência e os constrangimentos contra os calouros dentro do espaço institucional, responsabilidade da Universidade, e como o papel formativo, solidário e cidadão que a instituição superior pública deve ter.

Veja o memorando, assinado pelo reitor Pedro Curi Hallal, em  MemoCirc 008-17_Diretores de Unidades e Coordenadores de Curso – Proibição do Trote  .

Calourada

A UFPel, através de suas pró-reitorias, preparou diversas atividades para acolher os estudantes ingressantes com o objetivo de desejar as boas-vindas e apresentar a Universidade aos calouros.

A Calourada UFPel 2017/1 terá como tema “Todos UFPel respeitados” e contará com atividades artísticas, de formação acadêmica e culturais no clima do respeito e da alegria.

Dentro da programação haverá uma Rota Universitária, no dia 6 maio, com passeio guiado pelo Patrimônio Cultural da UFPel. O ônibus sairá do Restaurante Universitário às 9h e retornará às 11h30min.

No dia 2 de maio ocorrerá a abertura dos Espaços Expositivos Universitários (EEUs). A abertura da Galeria do Anglo e do Espaço do Patrimônio ocorre às 12h, no Campus Anglo. A Galeria do Anglo contará com a exposição Patrimônio Cultural Gráfico de Pelotas e o Espaço do Patrimônio com a exposição Rede de Museus e Patrimônio Industrial da UFPel. Já a Galeria Brahma, localizada na antiga Cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant, 1071, receberá às 19h a Exposição Todos Singulares /Todos Plurais.

O Cine UFPel terá sessões de cinema “O mundo na UFPel” em parceria com a CRInter com a Mostra Cultural de Intercambistas na UFPel e sessões da produção acadêmica do curso de Cinema do Centro de Artes. O Cine UFPel está localizado na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência da Lagoa Mirim.

Dentro do Projeto UFPel de Corpo e Alma ocorrerão ações de esporte e lazer na tarde do dia 4 maio, no campus Capão do Leão, e no dia 6 de maio, das 14h às 17h, na Escola Superior de Educação Física (Esef).

Todos os museus da UFPel estarão abertos de 2 a 6 de maio, manhã e tarde.

Outras atividades

– Gastronomia Chefes na Rua – dia 2 às 19h na Brahma, dia 3 a partir das 14h no Capão do Leão e dia 5, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice, ação do grupo PET Artes Visuais.
– Oficina de primeiros socorros – dia 5, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice.
– Ação do Patrimônio QRCode UFPel – escrever é desenhar, na Fachada Biblioteca CCHS – dia 5, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice.

Saiba mais no site Calourada UFPel  – http://wp.ufpel.edu.br/calouradaufpel/.

Mensagem da Gestão aos Calouros

Aos Calouros!

Em nome da gestão da Universidade Federal de Pelotas e suas Pró-Reitorias, vimos aqui dar as boas-vindas desejando que possas bem usufruir o tempo da tua formação. Cada um de vocês, com suas mochilas de memórias e experiências, vêm colorir o cenário educativo desta instituição que quer te acolher e te ajudar na reconstrução e reinvenção das aprendizagens construídas até aqui. Numa imagem poética, queremos ser como ninhos, cuja morada possa ser efetivamente formadora e logo estejas prestes a voar.

Por isso, a UFPel, através de suas Pró-Reitorias, convida a todxs universitárixs a participarem da Calourada UFPel 2017/1, levando no peito a campanha TODXS UFPEL RESPEITADXS. Vamos recepcionar xs ingressantes com atividades artísticas, de formação acadêmica e culturais, com respeito e alegria.

Vamos, veteranos, saudar nossxs calourxs com ensino, arte, cultura e afeto.

Sejamos TODXS UFPEL RESPEITADXS.

Calendário

Confira o Calendário Acadêmico da UFPel para 2017, aprovado pelo Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) em  Calendário-Acadêmico-2017_v02-11ABR2017(1)  .

Publicado em 20/04/2017, na categoria Manchete.