Início do conteúdo

UFPel passará por sua primeira visita de recredenciamento institucional

Durante a semana de 2 a 6 de maio, a Universidade Federal de Pelotas receberá em suas unidades localizadas na sua cidade-sede equipe de avaliadores ligados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, subordinado ao Ministério da Educação. O objetivo do grupo é realizar, pela primeira vez desde a fundação da UFPel, em 1969, o seu recredenciamento institucional, por meio do qual a Universidade como um todo será avaliada, e não apenas seus cursos individualmente, como ocorre de forma mais regular.

O processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca uma melhoria desse setor do sistema educacional brasileiro. Entre os critérios que serão utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que abordará elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fins de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

O processo de recredenciamento foi iniciado em novembro de 2015, quando foi protocolado o primeiro dos formulários eletrônicos que compõem as fases documentais. A segunda fase, também documental, foi finalizada em agosto de 2016. Agora, a avaliação chega a sua terceira fase, quando o grupo de três visitadores, vindos de diversas universidades brasileiras, validarão presencialmente as informações enviadas nas etapas anteriores.

A agenda da semana de visitas será composta de diversas reuniões, visitas a instalações das unidades da UFPel localizadas em Pelotas e análise de documental. Os avaliadores, além de avaliar os cinco eixos citados, se reúnem com representantes da comunidade acadêmica para ouvir dela como acontece o processo educacional dentro da Instituição. Os avaliadores irão traçar, a partir das respostas às perguntas feitas, uma análise global da instituição, avaliando, na visão dos presentes, a qualidade dos serviços educacionais prestados e as condições de oferta dos cursos da Universidade.

A Administração Central da UFPel destaca que as visitas ocorrerão durante os períodos normais de funcionamento da Universidade. Dessa maneira, orienta-se que o trabalho não seja afetado por tal atividade. Também é pedido que os servidores utilizem a sua identificação funcional.

A programação pode ser conferida a seguir:

Publicado em 19/04/2017, nas categorias Destaque, Notícias.